Pular para o conteúdo principal

Resolvendo problemas de densidade de pontos - Problema

Hoje todo mundo se comunica por e-mail em tal nível que o e-mail, como o próprio nome já diz, é um endereço postal ao qual se atribui uma imensa confiança que uma vez enviado um e-mail ele chegará ao destinatário de forma segura e rápida. O problema é quando você tenta fazer o envio de documentos de um projeto as vezes isso pode se tornar um complicador, a final, você só pode enviar cerca de 25MB de arquivos por cada e-mail.



No meu caso, por exemplo, que envio documentos de AutoCAD gerados a partir de DXF isso se torna um problema. Arquivos grandes com 10MB até mais de 25MB para enviar por e-mail torna-se um transtorno.

É exitem dezenas de serviços de armazenamento que permitem que arquivos sejam compartilhados sim, mas temos que convir que dentro de uma grande empresa com o TI fraco transferir um arquivo para um cliente com outro TI fraco pode tornar a emissão de um simples documento um processo caro, longo e demorado. Por isso, ficamos com o e-mail mesmo.

<b>detalle.proyecto</b>Norte Brasil Transmissora de Energia

Vamos agora ao ponto prático da questão. O PLS-CADD trabalha com nuvem de pontos, cada ponto é atribuído um desenho representativo que se encaixa geoespacialmente dentro do programa para realizar a locação. Quando essa aquisição de pontos é feito de forma muito densa, especialmente para matas, florestas e arvores chega a ser possível ver o contorno da vegetação.

Atualmente temos nos preocupado bastante com a questão da densidade desses pontos tentando deixar os arquivos mais leves, até mesmo os arquivos manipulados pelo próprio PLS-CADD, temos casos de linhas de dezenas de quilômetros com arquivos de mais de 2GB. O fato é que uma nuvem de pontos muito densa não quer dizer nem que a locação está sendo de forma precisa ou eficiente, fora que ainda existem questionamentos sobre a qualidade das informações recebidas de modo que o levantamento convencional ainda é bastante utilizado.

Quando os documentos de plante e perfil (P&P) são gerados a partir do PLS-CADD em formato  DXF os pontos de mata são colocados soltos como um conjunto de linhas círculos e hachuras isolados uns dos outros fazendo com que o arquivo de AutoCAD final fique extremamente pesado (Veja nem estamos ainda colocando a questão da ortofoto que vem na parte da planta!)



Outro ponto importante é a questão do armazenamento. Façamos uma conta rápida, imagine um linha de 100km, se cada P&P tem cerca de 3,5km de linha serão cerca de 30 folhas. Se cada folha tem 10Mb e da emissão preliminar até a ultima emissão "como construído" se faz em média 5 revisões temos um total de 1,5GB de documentos de P&P armazenados dentro do servidor da empresa quase que desnecessariamente.



Por essas e outras estive envolvido essa semana em arranjar um jeito de reduzir a densidade desas formas repetidas dentro de um desenho de AutoCAD. Em especial na questão da mata, para questões de representação o contorno é mais importante do que saber se exite mata mesmo no interior - um maciço de mata.



Através do contorno é possível analisar se trata-se de uma arvore isolada ou uma mata virgem. O PLS-CADD, como eu disse, tem recursos super avançados como prever o crescimento da mata ou indicar onde pode ser feita a supressão da mata ou até mesmo corte seletivo, nela a densidade total pode ser bem significativa mas para o documento final nem tanto.

Pensando nisso, a solução é diminuir a densidade desses pontos no documento existente de AutoCAD.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Numeração Automática no AutoCAD

Sem dúvida esse é uma ferramenta única que fazia falta a tempos e foi introduzida recentemente no AutoCAD, na última década… Em 2013 tinha feito um programa para criar uma bolinhas de numeração automática usando o conceito de Leader eu fazia um controle dos números dos itens na mão mesmo, depois de um tempo resolvi fazer um menuzinho para controlar o conteúdo do número dos bullets, hoje isso não é mais necessário, existe um comando no próprio AutoCAD para isso e faz parte das Ferramentas Expressas do AutoCAD. Gosto de compartilhar ferramentas e dicas que tendem a ser menos conhecidas ou subutilizadas, mas ainda podem fornecer um impulso para sua produtividade e fluxo de trabalho e que eu mesmo me surpreendi quando as encontrei Hoje, quero apresentar outra ferramenta, a numeração automática. Como o nome indica, o comando Numeração automática permite que você adicione automaticamente um número às etiquetas ou texto em um desenho. Vou mostrar como a numeração automática pode ser usada par...

Alterar a cor de fundo do AutoCAD

Eu sou um adepto do fundo preto, tudo que eu posso mudo a cor do fundo para preto. Nas ultimas versões do AutoCAD tenho notado que não é mais o padrão o fundo preto absoluto, é um cinza escuro. As vezes gosto também de mudar a cor do Layout de branco para preto afinal de contas quando trabalhamos com penas e contraste no model space preto, ver um desenho no layout é impossível.  Você pode mudar sua cor de fundo do AutoCAD para a cor que quiser. Definindo cores personalizadas Primeiro, vá para o menu Opções (botão Aplicativo> Opções), selecione a guia Exibição e clique no botão Cores. Agora você deve ver a caixa de diálogo Cores da janela de desenho: Agora você pode atualizar as cores de qualquer elemento da interface. Isso incluí o plano de fundo em qualquer contexto (selecione Model e Layout). Você pode escolher qualquer uma das predefinições, ou você pode escolher a partir de todo o espectro (basta escolher a opção Selecionar Cor ...). Se você não gost...

Unindo blocos em AutoCAD utilizando .NET

Hoje me deparai com uma necessidade de unir blocos com propriedades então resolvi fazer um comando para realizar esses procedimento. A principio esse procedimento não é tão complexo de ser executado individualmente mas por outro lado gostaria também de analisar um pouco melhor as possibilidades de se manipular blocos utilizando o AutoCAD. Abaixo o código que utilizei: using Autodesk.AutoCAD.ApplicationServices ; using Autodesk.AutoCAD.DatabaseServices ; using Autodesk.AutoCAD.EditorInput ; using Autodesk.AutoCAD.Runtime ; using System.Linq ; // This line is not mandatory, but improves loading performances [assembly: CommandClass(typeof(Merging_AutoCAD_blocks.Comandos))] namespace Merging_AutoCAD_blocks { public class Comandos { /// <summary> /// Uni dois ou mais blocos em um unico bloco. /// </summary> [CommandMethod("MERGBLKS")] public static void UnindoBlocos () {...