Pular para o conteúdo principal

Resolvendo problemas de densidade de pontos - Problema

Hoje todo mundo se comunica por e-mail em tal nível que o e-mail, como o próprio nome já diz, é um endereço postal ao qual se atribui uma imensa confiança que uma vez enviado um e-mail ele chegará ao destinatário de forma segura e rápida. O problema é quando você tenta fazer o envio de documentos de um projeto as vezes isso pode se tornar um complicador, a final, você só pode enviar cerca de 25MB de arquivos por cada e-mail.



No meu caso, por exemplo, que envio documentos de AutoCAD gerados a partir de DXF isso se torna um problema. Arquivos grandes com 10MB até mais de 25MB para enviar por e-mail torna-se um transtorno.

É exitem dezenas de serviços de armazenamento que permitem que arquivos sejam compartilhados sim, mas temos que convir que dentro de uma grande empresa com o TI fraco transferir um arquivo para um cliente com outro TI fraco pode tornar a emissão de um simples documento um processo caro, longo e demorado. Por isso, ficamos com o e-mail mesmo.

<b>detalle.proyecto</b>Norte Brasil Transmissora de Energia

Vamos agora ao ponto prático da questão. O PLS-CADD trabalha com nuvem de pontos, cada ponto é atribuído um desenho representativo que se encaixa geoespacialmente dentro do programa para realizar a locação. Quando essa aquisição de pontos é feito de forma muito densa, especialmente para matas, florestas e arvores chega a ser possível ver o contorno da vegetação.

Atualmente temos nos preocupado bastante com a questão da densidade desses pontos tentando deixar os arquivos mais leves, até mesmo os arquivos manipulados pelo próprio PLS-CADD, temos casos de linhas de dezenas de quilômetros com arquivos de mais de 2GB. O fato é que uma nuvem de pontos muito densa não quer dizer nem que a locação está sendo de forma precisa ou eficiente, fora que ainda existem questionamentos sobre a qualidade das informações recebidas de modo que o levantamento convencional ainda é bastante utilizado.

Quando os documentos de plante e perfil (P&P) são gerados a partir do PLS-CADD em formato  DXF os pontos de mata são colocados soltos como um conjunto de linhas círculos e hachuras isolados uns dos outros fazendo com que o arquivo de AutoCAD final fique extremamente pesado (Veja nem estamos ainda colocando a questão da ortofoto que vem na parte da planta!)



Outro ponto importante é a questão do armazenamento. Façamos uma conta rápida, imagine um linha de 100km, se cada P&P tem cerca de 3,5km de linha serão cerca de 30 folhas. Se cada folha tem 10Mb e da emissão preliminar até a ultima emissão "como construído" se faz em média 5 revisões temos um total de 1,5GB de documentos de P&P armazenados dentro do servidor da empresa quase que desnecessariamente.



Por essas e outras estive envolvido essa semana em arranjar um jeito de reduzir a densidade desas formas repetidas dentro de um desenho de AutoCAD. Em especial na questão da mata, para questões de representação o contorno é mais importante do que saber se exite mata mesmo no interior - um maciço de mata.



Através do contorno é possível analisar se trata-se de uma arvore isolada ou uma mata virgem. O PLS-CADD, como eu disse, tem recursos super avançados como prever o crescimento da mata ou indicar onde pode ser feita a supressão da mata ou até mesmo corte seletivo, nela a densidade total pode ser bem significativa mas para o documento final nem tanto.

Pensando nisso, a solução é diminuir a densidade desses pontos no documento existente de AutoCAD.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Numeração Automática no AutoCAD

Sem dúvida esse é uma ferramenta única que fazia falta a tempos e foi introduzida recentemente no AutoCAD, na última década… Em 2013 tinha feito um programa para criar uma bolinhas de numeração automática usando o conceito de Leader eu fazia um controle dos números dos itens na mão mesmo, depois de um tempo resolvi fazer um menuzinho para controlar o conteúdo do número dos bullets, hoje isso não é mais necessário, existe um comando no próprio AutoCAD para isso e faz parte das Ferramentas Expressas do AutoCAD. Gosto de compartilhar ferramentas e dicas que tendem a ser menos conhecidas ou subutilizadas, mas ainda podem fornecer um impulso para sua produtividade e fluxo de trabalho e que eu mesmo me surpreendi quando as encontrei Hoje, quero apresentar outra ferramenta, a numeração automática. Como o nome indica, o comando Numeração automática permite que você adicione automaticamente um número às etiquetas ou texto em um desenho. Vou mostrar como a numeração automática pode ser usada par

Alterar a cor de fundo do AutoCAD

Eu sou um adepto do fundo preto, tudo que eu posso mudo a cor do fundo para preto. Nas ultimas versões do AutoCAD tenho notado que não é mais o padrão o fundo preto absoluto, é um cinza escuro. As vezes gosto também de mudar a cor do Layout de branco para preto afinal de contas quando trabalhamos com penas e contraste no model space preto, ver um desenho no layout é impossível.  Você pode mudar sua cor de fundo do AutoCAD para a cor que quiser. Definindo cores personalizadas Primeiro, vá para o menu Opções (botão Aplicativo> Opções), selecione a guia Exibição e clique no botão Cores. Agora você deve ver a caixa de diálogo Cores da janela de desenho: Agora você pode atualizar as cores de qualquer elemento da interface. Isso incluí o plano de fundo em qualquer contexto (selecione Model e Layout). Você pode escolher qualquer uma das predefinições, ou você pode escolher a partir de todo o espectro (basta escolher a opção Selecionar Cor ...). Se você não gosta ai

Trabalhando mais rápido utilizando Express Tools

Se você não está usando o AutoCAD Express Tools, está perdendo tempo. O Express Tools é uma coleção de pequenas ferramentas de aprimoramento de produtividade que são instaladas com o AutoCAD. Eles são criadas usando as APIs do AutoCAD, como o AutoLISP, e, portanto, não estão disponíveis no AutoCAD LT também (aquela versão baratinha do AutoCAD). Aqui algumas possibilidades do Express Tools Nossa jornada começa com a barra de menus do estilo antigo. Ative-o com o comando MENUBAR e no estado 1. Clique em Express no lado direito e ele será expandido para mostrar mais de 10 categorias de ferramentas. Ainda fui mais longe e nos submenus consegui contar mais de 60 outros comandos. Ferramentas para blocos Existe dentro do Express Tools ferramentas específicas para blocos. vamos a algumas: Copy Nernest Objects - com essa ferramente você pode copiar objetos de dentro de um bloco para fora sem precisar explodir o bloco. Export Atribute Information - Você pode ain