Pular para o conteúdo principal

Resolvendo problemas de densidade de pontos - Solução 1

Continuando o que havia dito a respeito da densidade de pontos elevada gerada ao abrir o arquivo DXF do PLS-CADD, decidi apresentar uma solução paliativa necessária.

Evidentemente, hoje, não temos o tempo necessário para elucubrar soluções brilhantes para o problema. Trabalhando em 5 projetos ao mesmo tempo temos apenas que partir para uma solução rápida que reduza o tamanho do arquivo como um todo sem um esforço braçal de escovação de bits.

Pensando dessa forma, e foi assim que consegui atingir meu objetivo de reduzir o tamanho do arquivo, procurei formas que poderiam estar duplicando informação.

Ponto 1 - Não formar um bloco

Muito embora eu seja um grande defensor dos blocos de AutoCAD existe uma questão "praticidade vs. peso". Nesse caso específico temos que entender que o bloco é um sub desenho de AutoCAD dentro de um desenho de AutoCAD então se vamos repetir o desenho mais de uma vez dentro do seu desenho de CAD isso se torna uma vantagem pois podemos alterar o bloco e todas os BlockReference's serão alterados.

No caso de pegar toda essa massa de dados e construir um bloco único isso faz com que o desenho fique pesado pelo simples fato de buscar um "desenho dentro de outro desenho" além de não usar a vantagem específica do bloco.


Se pensarmos no bloco de mata do arquivo apresentado anteriormente no outro post, temos com o bloco o arquivo pesando 15,78MB. O simples fato de remover o bloco, ou seja, explodir a representação e purgar o bloco do desenho conseguimos uma redução do arquivo para 14MB (11% de redução).

Ponto 2 - Linhas são formas básicas 2D Ploylines não

Outro ponto a se levar em conta é que as formas básicas do AutoCAD são basicamente linhas, círculos e arcos (figuras 2D) qualquer outro objeto pode ser reduzido a esses três formatos primários que são bem otimizados,

Neste caso em particular o PLS-CADD gera para cada ponto duas linhas como "2D Plolynline" em formato de cruz, se esse esquema de Cruz fosse otimizado opara ele todo ser um objeto com "2D Plolynline" talvez fosse mais otimizado mas desse jeito não pois a estrutura "2D Plolynline" é otimizada quanto temos mais de 2 pontos reduzindo a redundância de informações.



Conclusão, explodindo todo os pontos - vem a mensagem "Long Time Alert" - conseguimos reduzir o tamanho do arquivo para modestos 5,7MB  (64% de redução).

Veja que só com essas duas iniciativas conseguimos reduzir consideravelmente o tamanho do arquivo sem nenhum esforço de realizar um programa que realiza um tipo qualquer de processamento, isso é apenas saber entender o AutoCAD e encontrar a melhor forma de realizar nele o que se propõe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Numeração Automática no AutoCAD

Sem dúvida esse é uma ferramenta única que fazia falta a tempos e foi introduzida recentemente no AutoCAD, na última década… Em 2013 tinha feito um programa para criar uma bolinhas de numeração automática usando o conceito de Leader eu fazia um controle dos números dos itens na mão mesmo, depois de um tempo resolvi fazer um menuzinho para controlar o conteúdo do número dos bullets, hoje isso não é mais necessário, existe um comando no próprio AutoCAD para isso e faz parte das Ferramentas Expressas do AutoCAD. Gosto de compartilhar ferramentas e dicas que tendem a ser menos conhecidas ou subutilizadas, mas ainda podem fornecer um impulso para sua produtividade e fluxo de trabalho e que eu mesmo me surpreendi quando as encontrei Hoje, quero apresentar outra ferramenta, a numeração automática. Como o nome indica, o comando Numeração automática permite que você adicione automaticamente um número às etiquetas ou texto em um desenho. Vou mostrar como a numeração automática pode ser usada par

Alterar a cor de fundo do AutoCAD

Eu sou um adepto do fundo preto, tudo que eu posso mudo a cor do fundo para preto. Nas ultimas versões do AutoCAD tenho notado que não é mais o padrão o fundo preto absoluto, é um cinza escuro. As vezes gosto também de mudar a cor do Layout de branco para preto afinal de contas quando trabalhamos com penas e contraste no model space preto, ver um desenho no layout é impossível.  Você pode mudar sua cor de fundo do AutoCAD para a cor que quiser. Definindo cores personalizadas Primeiro, vá para o menu Opções (botão Aplicativo> Opções), selecione a guia Exibição e clique no botão Cores. Agora você deve ver a caixa de diálogo Cores da janela de desenho: Agora você pode atualizar as cores de qualquer elemento da interface. Isso incluí o plano de fundo em qualquer contexto (selecione Model e Layout). Você pode escolher qualquer uma das predefinições, ou você pode escolher a partir de todo o espectro (basta escolher a opção Selecionar Cor ...). Se você não gosta ai

Trabalhando mais rápido utilizando Express Tools

Se você não está usando o AutoCAD Express Tools, está perdendo tempo. O Express Tools é uma coleção de pequenas ferramentas de aprimoramento de produtividade que são instaladas com o AutoCAD. Eles são criadas usando as APIs do AutoCAD, como o AutoLISP, e, portanto, não estão disponíveis no AutoCAD LT também (aquela versão baratinha do AutoCAD). Aqui algumas possibilidades do Express Tools Nossa jornada começa com a barra de menus do estilo antigo. Ative-o com o comando MENUBAR e no estado 1. Clique em Express no lado direito e ele será expandido para mostrar mais de 10 categorias de ferramentas. Ainda fui mais longe e nos submenus consegui contar mais de 60 outros comandos. Ferramentas para blocos Existe dentro do Express Tools ferramentas específicas para blocos. vamos a algumas: Copy Nernest Objects - com essa ferramente você pode copiar objetos de dentro de um bloco para fora sem precisar explodir o bloco. Export Atribute Information - Você pode ain