Pular para o conteúdo principal

Boas Práticas no AutoCAD - Parte 1

Sem dúvida nenhuma é cada vez maior o número de pessoas que se aventuram a criar documentos no AutoCAD. Não é difícil encontrar tutoriais e projetos minimalistas na internet que exploram características básicas do AutoCAD.

A alguns meses atrás contratei os serviços de um suposto arquiteto para o projeto de uma casa. Naturalmente entreguei para ele um e-mail com o documento *.dwg das linhas gerais do que eu queria e alguns comentários sobre o que eu desejava modificar.

Simplesmente ignorou todos os comentários que eu fiz, modificou o desenho colando partes de outros desenhos, nem mesmo as regras mais básicas de desenho foram respeitadas. Naturalmente a prefeitura da cidade não aceitou o desenho que teve que ser corrigido, não uma, mas duas vezes.

O desenho foi completamente explodido, quando precisei editar o projeto estava o caos completo.

Pensado nisso, antes mesmo de qualquer customização para o AutoCAD é primeiro necessário se ter em mente que existem diversas ferramentas já existentes que visam facilitar a trabalho do dia-a-dia. Para utiliza-las é preciso antes de mais nada organizar o trabalho que irá realizar.

Desapegando dos padrões antigos

O primeiro passo nessa direção é sem dúvida nenhuma se desapegar dos formatos antigos. Algumas empresas insistem em salvar os seus documentos em formato "AutoCAD R14/LT98/LT97 Drawing". Esse formato é completamente obsoleto e não contempla a maior parte das automações atuais. O ideia é sempre salvar na versão mais atual do documento AutoCAD no entanto o formato AutoCAD 2007 já atende a maior parte das automações que podemos utilizar no dia-a-dia especialmente no que diz respeito a automação em blocos.

Além de salvar em formato mais atualizados também é importante ter em mente que em documentos antigos será necessário algum tipo de trabalho braçal para atualiza-los.

Textos em multilinhas - MTEXT

Um exemplo disso é a utilização dos textos multilinha que nada mais é que a inclusão de caixas de texto que permitem a criação de mais de uma linha contínua. Os documentos DWG na versão "AutoCAD R14/LT98/LT97 Drawing" não permitem textos MTEXT e as versões anteriores ao "AutoCAD 2000 Drawing" não permitem a criação de itens numerados.

Encontro muitos documentos com os textos desassociados em linhas soltas, notas separas em objetos TEXT para cada linha do texto da nota do documentos, aumentar uma frase ou uma palavra é demasiadamente. 


A solução MTEXT é a ferramenta certa para escrever esses textos. Primeiro pelo simples fato de unir todo o texto em um único objeto que pode ser copiado para o Word, editado e reescrito e depois novamente colocado no documento AutoCAD. Outro ponto é que para itens numerados os textos MTEXT permitem o controle automático dos itens.


Ainda para textos avançados é possível ainda controlar mais de uma coluna, distribuir uniformemente as palavras ao longo do texto e inclusão de símbolos.


Sem dúvida o mais importante na hora de realizar um desenho de AutoCAD é planeja-lo para que após a finalização ele possa ser rapidamente modificado, alterado e atualizado para outros projetos ou solicitações que venham a aparecer.

Para ilustrar essa sequencia de textos sobre boas práticas na criação de documentos AtuoCAD utilizarei como exemplo um trabalho que venho realizando de placas de sinalização. A idéia principal desse trabalho é automatizar o processo de elaboração da instrução que envolve os documentos em CAD.
Atualmente faço uma série de desenhos de detalhamento de placas de sinalização. Esses desenhos são anexados em um documento Word, desenho a desenho. Cada documento DWG é um anexo distinto que pode ser dividido em 2 a 3 páginas. Naturalmente o trabalho é grande toda vez verificar todos os desenhos dimensionalmente e voltar a anexa-los no documento word.

Planejamento

O primeiro passo é planejar como o documento será elaborado, atualmente são 8 documentos DWG que geram em torno de 30 páginas de um anexo de um documento Word. 

A primeira quebra de paradigma é a separação entre Word e DWG. Word é um programa para edição de textos e os documentos em DWG tem uma finalidade de serem desenhos vetoriais com escala. Todas as vezes que você cria uma referência de um documento DWG em um Word perde-se a percepção de escala, escala de linhas e penas, cores das penas, e escala do próprio desenho. O ideal nesses casos é transformar o anexo em realmente um anexo, criando um documento a parte que tenha sua própria organização de paginas elaboração e geração.

Como apenas uma pessoa edita por vez é conveniente que todos esses documentos DWG sejam associados em um único documento DWG, dessa forma, poderemos gerar todas as folhas de uma unica vez quando os desenhos forem finalizados através da ferramenta de Export > PDF.

O próximo passo nesse sentido é criar o espaço do papel de cada folha. Fiz a opção por utilizar o padrão ABNT para folhas de A4, afinal todas as folhas serão parte integrante de um relatório. O template criei como um bloco, optei por não criar atributos e deixar o bloco mais simples, isso me permitirá, que ao replicar as folhas seja possível escolher quais parâmetros serão comuns e quais serão destinos.


Dentro do bloco de template criei um ponto de referência (point) que não é impresso mas é uma referência para inserção do texto de título sobre o bloco.

Feita a configuração do bloco de template é necessário configurar a área de impressão, depois de configurado o bloco do template você deve ter algo completamente desfocado da página.


É muito importante que toda a página esteja configura antes de copiar o Layout (espaço do papel) para as próximas folhas, caso contrário, terá que ir folha a folha reconfigurando o tamanho da janela de plotagem ou as informações de penas etc.

Configurando a impressora e selecionando o papel são os dois primeiros passos para configura a impressão. Se você optar pelo ISO Expand A4 é possível notar que a escala (utilizando a opção Fit to Paper) ficará de 1.079. Isso acontece porque todos os papéis na sua configuração default do AutoCAD tem uma pequena margem associada até mesmo o ISO Expand A4 porque a princípio você fará a impressão em uma plotter e essa plotter terá um limite da borda do papel que não poderá ser impressa. 

Como nosso objetivo é criar um PDF que quando plotado tenha uma escala verdadeira numa folha de A4 nos queremos que a margem que aparece no templete seja exatamente a borda do papel.


Para configurar um papel sem borda vamos em Properties da Impressora DWG to PDF.pc3. Em Custom Paper Sizes vamos adicionar (Add) um novo tamanho de papel. Podemos fazer tomando como base o ISO Expand A4. Na opção Printable Area vamos colocar as margens do papel todas como zero.


Criando esse papel sem margem quando selecionar a opção Fit to Paper note que a relação de escala é de 1:1.


Selecionando a opção Apply to Layout essa configuração ficará salva para a próxima impressão da folha.

É recomendável você gerar o PDF para confirmar que a folha está adequadamente configurada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Numeração Automática no AutoCAD

Sem dúvida esse é uma ferramenta única que fazia falta a tempos e foi introduzida recentemente no AutoCAD, na última década… Em 2013 tinha feito um programa para criar uma bolinhas de numeração automática usando o conceito de Leader eu fazia um controle dos números dos itens na mão mesmo, depois de um tempo resolvi fazer um menuzinho para controlar o conteúdo do número dos bullets, hoje isso não é mais necessário, existe um comando no próprio AutoCAD para isso e faz parte das Ferramentas Expressas do AutoCAD. Gosto de compartilhar ferramentas e dicas que tendem a ser menos conhecidas ou subutilizadas, mas ainda podem fornecer um impulso para sua produtividade e fluxo de trabalho e que eu mesmo me surpreendi quando as encontrei Hoje, quero apresentar outra ferramenta, a numeração automática. Como o nome indica, o comando Numeração automática permite que você adicione automaticamente um número às etiquetas ou texto em um desenho. Vou mostrar como a numeração automática pode ser usada par

Alterar a cor de fundo do AutoCAD

Eu sou um adepto do fundo preto, tudo que eu posso mudo a cor do fundo para preto. Nas ultimas versões do AutoCAD tenho notado que não é mais o padrão o fundo preto absoluto, é um cinza escuro. As vezes gosto também de mudar a cor do Layout de branco para preto afinal de contas quando trabalhamos com penas e contraste no model space preto, ver um desenho no layout é impossível.  Você pode mudar sua cor de fundo do AutoCAD para a cor que quiser. Definindo cores personalizadas Primeiro, vá para o menu Opções (botão Aplicativo> Opções), selecione a guia Exibição e clique no botão Cores. Agora você deve ver a caixa de diálogo Cores da janela de desenho: Agora você pode atualizar as cores de qualquer elemento da interface. Isso incluí o plano de fundo em qualquer contexto (selecione Model e Layout). Você pode escolher qualquer uma das predefinições, ou você pode escolher a partir de todo o espectro (basta escolher a opção Selecionar Cor ...). Se você não gosta ai

Trabalhando mais rápido utilizando Express Tools

Se você não está usando o AutoCAD Express Tools, está perdendo tempo. O Express Tools é uma coleção de pequenas ferramentas de aprimoramento de produtividade que são instaladas com o AutoCAD. Eles são criadas usando as APIs do AutoCAD, como o AutoLISP, e, portanto, não estão disponíveis no AutoCAD LT também (aquela versão baratinha do AutoCAD). Aqui algumas possibilidades do Express Tools Nossa jornada começa com a barra de menus do estilo antigo. Ative-o com o comando MENUBAR e no estado 1. Clique em Express no lado direito e ele será expandido para mostrar mais de 10 categorias de ferramentas. Ainda fui mais longe e nos submenus consegui contar mais de 60 outros comandos. Ferramentas para blocos Existe dentro do Express Tools ferramentas específicas para blocos. vamos a algumas: Copy Nernest Objects - com essa ferramente você pode copiar objetos de dentro de um bloco para fora sem precisar explodir o bloco. Export Atribute Information - Você pode ain