Pular para o conteúdo principal

A importância do pioneirismo, Uma breve história do AutoCAD - Parte 1

O AutoCAD foi um dos primeiros e mais conhecidos softwares de computer-aided design (CAD) ou em português desenho auxiliado por computador. Desenvolvido e comercializado pela Autodesk, o AutoCAD foi lançado oficialmente em dezembro de 1982.

O AutoCAD como bem sabemos é usado por toda industria, por arquitetos, engenheiros, designers gráficos, planejadores urbanos e muitos outros profissionais.


Vamos ver um pouco de toda história.

O inicio do desenho

Os primeiros históricos de desenhos de engenharia existentes descrevendo máquinas e edifícios datam dos séculos XIV e XV. A maioria deles está em volumes encadernados armazenados em museus e bibliotecas europeus, principalmente na Europa. Hoje, nós os descreveríamos mais como esboços do que como desenhos técnicos são hoje. Eles não estavam em escala muito menos possuíam dimensões ou unidades de medidas. Muitos desses documentos contêm extensas descrições textuais que ajudam a entender a intenção dos desenhos.

Primeiros desenhos de engenharia serviram a dois propósitos. Por um lado, eles eram um artesão experiente em referência usado para construir ou construir o que foi retratado.

Enquanto os desenhos eram mais simbólicos do que conhecemos hoje, esses artesãos entendiam a intenção de suas descrições não estavam preocupados com a falta de dimensões, já que cada máquina ou edifício em que trabalhavam era único. A outra função desses desenhos, particularmente aqueles coletados em portfólios, era para apresentação ao patrono do designer, um príncipe ou comerciante rico como uma forma de materializar o que se deseja e só exista mesmo na mente do artesão.
Afinal, quem nunca ouviu falar no trabalho de Leonardo da Vinci?


Embora ele seja bem conhecido por sua Mona Lisa, ele também foi designer de máquinas militares e precursores das máquinas industriais atuais. O trabalho de design de Leonardo era artístico por natureza - mais ilustração do que desenhos de engenharia. No entanto, durante o século passado, artesãos habilidosos puderam construir modelos de muitos de seus projetos trabalhando estritamente em seus esboços.

O desenho primitivo 

Os primeiros praticantes de desenhos de engenharia - como Leonardo, também eram artistas. Gradualmente, percebeu-se que os desenhos tinham que se basear em seus próprios méritos e que era necessária maior precisão. Um dos primeiros defensores dessa crença foi Leon Battista Alberti que, em 1435, escreveu dois trabalhos que apresentavam a necessidade de incorporar mais geometria euclidiana nos desenhos. Ele também propôs desenhos com múltiplas vistas, em vez de uma única vistas plana para retratar as peças.

O desenho como conhecemos hoje começaram no desenvolvimento da geometria descritiva, especialmente com René Descartes (1596–1650). O desenho começou a evoluir mais rapidamente no final do século XVIII e acelerou com a Revolução Industrial do século XIX.

O interessante que os padrões de desenho como estudamos nos cursos técnicos e engenharia, como os conhecemos hoje, não foram levados a sério até depois da Primeira Guerra Mundial. O primeiro padrão americano nesta área não foi aprovado até 1935.

As patentes

Por mais incrível que pareça a força mais importante no desenvolvimento do desenho técnico foi o crescimento do processo de patentes.
Nos EUA da década de 30 para receber uma patente de um novo dispositivo, era preciso enviar desenhos em formatos específicos. Isso foi complicado pelo fato de que, até o desenvolvimento das plantas, não existia nenhum meio de copiar economicamente os desenhos e, se várias versões ou cópias de um desenho fossem necessárias, elas precisavam ser copiadas ou rastreadas manualmente. Sir John Herschel descobriu o processo de blueprinting em 1840 e o introduziu nos Estados Unidos em 1876 tarde de mais para as cópias...

Em pensar que todos os desenhos do projeto apollo foram feitos a mão, obras de arte! Como a caligrafia contemporânea, essa é uma habilidade que poucos conservam. Desenhos permanentes eram freqüentemente feitos com tinta. Um desenho inicial foi feito com lápis, quadrante T, triângulos, escamas, curvas irregulares (francesas) e instrumentos de desenho como bússolas e divisores.


O inicio do desenho

Os primeiros livros de texto de desenho tratavam de como afiar lápis para manter uma linha reta e precisa pelas curvas. Uma particular atenção sempre foi dada à inscrição no desenho. Ao longo dos anos, vários modelos e dispositivos foram introduzidos, o que permitiu aos redatores produzirem letras de qualidade consistentes. Talvez o dispositivo mais utilizado seja o Leroy Lettering Set fabricado pela Keuffel & Esser, peça de colecionador.


Leroy Lettering Set
O conjunto consistia em vários modelos de vários tamanhos e um dispositivo de caneta que seguia a forma da letra no modelo e reproduzia esse caractere com tinta no desenho. A empresa vendeu uma variedade de modelos com fontes diferentes.

Outro grande avanço foi um dispositivo foi a mesa de desenho com régua isso permitiu que os escritórios de engenharia tivessem centenas ou até milhares de mesas de desenho e pessoas desenhando os projetos.


Como sempre, novas tecnologias usadas por setores diferentes. Acontecia constantemente que diferentes ramos da engenharia desenvolveram seus próprios métodos e abordagens para projetar e desenhar engenharia. Os arquitetos tinham um estilo que era aplicável ao seu trabalho, mas era muito diferente do que os engenheiros aeronáuticos usavam que era diferente dos mecânicos. O caos! Um grande problema no último caso da engenharia aeronáutica é a necessidade de produzir desenhos precisos na escala 1:1 para componentes grandes de um avião principalmente as superfícies aerodinâmicas, uma vez que não era possível converter desenhos menores nos modelos necessários para produzir essas peças.


Durante as décadas seguintes à Segunda Guerra Mundial, os fornecedores de equipamentos de desenho introduziram uma variedade de materiais para melhorar a produtividade do processo de desenho. Em vez de desenhar cada detalhe em um desenho, os adesivos que representam esses itens podem ser aplicados ao desenho. Juntamente com uma nova geração de máquinas de reprodução, o tempo para criar desenhos de rotina foi reduzido substancialmente.

Continua...


Referências:

  • The Engineering Design Revolution The People, Companies and Computer Systems That Changed Forever the Practice of Engineering, David E. Weisberg, 2008;
  • Wilkinson, Philip, Amazing Buildings, Dorling Kindersley, New York, 1993;
  • Lefèvre, Wolfgang, Picturing Machines 1400-1700, MIT Press, 2004;
  • Cianchi, Marco, Leonardo’s Machines, Edizioni Becocci – Largo Liverani, Florence, Italy 
  • Peter Jeffrey – A History of Engineering Drawing – Chatto & Windus 1963;

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Numeração Automática no AutoCAD

Sem dúvida esse é uma ferramenta única que fazia falta a tempos e foi introduzida recentemente no AutoCAD, na última década… Em 2013 tinha feito um programa para criar uma bolinhas de numeração automática usando o conceito de Leader eu fazia um controle dos números dos itens na mão mesmo, depois de um tempo resolvi fazer um menuzinho para controlar o conteúdo do número dos bullets, hoje isso não é mais necessário, existe um comando no próprio AutoCAD para isso e faz parte das Ferramentas Expressas do AutoCAD. Gosto de compartilhar ferramentas e dicas que tendem a ser menos conhecidas ou subutilizadas, mas ainda podem fornecer um impulso para sua produtividade e fluxo de trabalho e que eu mesmo me surpreendi quando as encontrei Hoje, quero apresentar outra ferramenta, a numeração automática. Como o nome indica, o comando Numeração automática permite que você adicione automaticamente um número às etiquetas ou texto em um desenho. Vou mostrar como a numeração automática pode ser usada par

Alterar a cor de fundo do AutoCAD

Eu sou um adepto do fundo preto, tudo que eu posso mudo a cor do fundo para preto. Nas ultimas versões do AutoCAD tenho notado que não é mais o padrão o fundo preto absoluto, é um cinza escuro. As vezes gosto também de mudar a cor do Layout de branco para preto afinal de contas quando trabalhamos com penas e contraste no model space preto, ver um desenho no layout é impossível.  Você pode mudar sua cor de fundo do AutoCAD para a cor que quiser. Definindo cores personalizadas Primeiro, vá para o menu Opções (botão Aplicativo> Opções), selecione a guia Exibição e clique no botão Cores. Agora você deve ver a caixa de diálogo Cores da janela de desenho: Agora você pode atualizar as cores de qualquer elemento da interface. Isso incluí o plano de fundo em qualquer contexto (selecione Model e Layout). Você pode escolher qualquer uma das predefinições, ou você pode escolher a partir de todo o espectro (basta escolher a opção Selecionar Cor ...). Se você não gosta ai

Trabalhando mais rápido utilizando Express Tools

Se você não está usando o AutoCAD Express Tools, está perdendo tempo. O Express Tools é uma coleção de pequenas ferramentas de aprimoramento de produtividade que são instaladas com o AutoCAD. Eles são criadas usando as APIs do AutoCAD, como o AutoLISP, e, portanto, não estão disponíveis no AutoCAD LT também (aquela versão baratinha do AutoCAD). Aqui algumas possibilidades do Express Tools Nossa jornada começa com a barra de menus do estilo antigo. Ative-o com o comando MENUBAR e no estado 1. Clique em Express no lado direito e ele será expandido para mostrar mais de 10 categorias de ferramentas. Ainda fui mais longe e nos submenus consegui contar mais de 60 outros comandos. Ferramentas para blocos Existe dentro do Express Tools ferramentas específicas para blocos. vamos a algumas: Copy Nernest Objects - com essa ferramente você pode copiar objetos de dentro de um bloco para fora sem precisar explodir o bloco. Export Atribute Information - Você pode ain