Pular para o conteúdo principal

Como usar os Grupos no AutoCAD

 Já a algum tempo que eu tenho utilizado a ferramenta de grupos nos programas que eu desenvolvo. Na verdade o grupo vem como uma alternativa para “juntar” elementos sem torná-los um bloco que seria uma entidade replicável.


O “groups” do AutoCAD vai na linha de programas com edição de objetos como Powerpoint e Libreoffice Draw em que você desenha elementos simples e pode agrupá-los com a finalidade mover juntos ou até mesmo ter um grupo de seleção para alterar as propriedades.

Os grupos são uma solução rápida, geralmente temporária, ou podem se tornar gerenciados e fazer parte de seu fluxo de trabalho futuro. Na postagem de hoje, vou discutir a utilidade de criar grupos de objetos.

Como funciona

A Autodesk investiu tanto que existe uma barra de ferramentas única para esse grupo de funções de agrupamento que fica na guia Inicial.

A ideia é basicamente clicar em Grupo e selecione seus objetos e pronto todos os seus objetos selecionados estão agrupados. 


Enquanto o ícone de Seleção de Grupo  estiver habilitado, selecionar qualquer parte do grupo selecionará tudo. Além disso, o ícone menor na parte superior permite desagrupar um grupo e o do meio permite editar o grupo adicionando ou removendo objetos.

Este é o uso mais comum de Grupos. Basta criar um grupo sem nome na hora, usá-lo enquanto precisar e, em seguida, desagrupá-lo e seguir em frente.

Gerenciar grupos dentro de um desenho

A outra maneira de trabalhar com um grupo de objetos é atribuindo um nome para o grupo e mantendo o grupo sempre disponível para edição.


Expandido a caixa de ferramentas adicionais e você encontrará mais dois comandos.

Um deles é o Group Manager. Você pode criar visualizações nomeadas, disponibilizando-as para uso futuro. A caixa de diálogo também permite que você acesse várias ferramentas para fazer alterações em seu grupo ou até mesmo adicionar uma descrição.

Você pode criar grupos e atribuir um nome para o grupo de objetos na tela independe do layer de trabalho, localização, posição ou origem ao mesmo tempo que pode editá-los individualmente.


Nessa forma, os Grupos Nomeados atuam um pouco como uma versão light de um Bloco. Não se destina a ser uma alternativa aos blocos mas se você estiver trabalhando em um desenho por alguns dias ou semanas e se encontrar recriando os mesmos grupos temporários, talvez seja melhor criá-los uma vez, nomeá-los e salvá-los para reutilizar novamente mais tarde.

A vantagem dentro da programação

Eu trabalho algumas vezes fazendo reconhecimento de objetos dentro de um DWG ou DXF originado externamente ao AutoCAD. Principalmente os DXF’s são originado de programas de cálculo matemático com curvas aproximadas em pequenos segmentos de linha, para permitir a escalização e a “cópia” para outro documento é conveniente apenas criar um grupo de objetos para permitir o movimento para o documento DWG final depois o grupo pode ser descartado.

Espero ter ajudado, fiquei um tempo sem postar, tive alguns problemas mas agora vou voltando com mais tempo livre, até o próximo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Numeração Automática no AutoCAD

Sem dúvida esse é uma ferramenta única que fazia falta a tempos e foi introduzida recentemente no AutoCAD, na última década… Em 2013 tinha feito um programa para criar uma bolinhas de numeração automática usando o conceito de Leader eu fazia um controle dos números dos itens na mão mesmo, depois de um tempo resolvi fazer um menuzinho para controlar o conteúdo do número dos bullets, hoje isso não é mais necessário, existe um comando no próprio AutoCAD para isso e faz parte das Ferramentas Expressas do AutoCAD. Gosto de compartilhar ferramentas e dicas que tendem a ser menos conhecidas ou subutilizadas, mas ainda podem fornecer um impulso para sua produtividade e fluxo de trabalho e que eu mesmo me surpreendi quando as encontrei Hoje, quero apresentar outra ferramenta, a numeração automática. Como o nome indica, o comando Numeração automática permite que você adicione automaticamente um número às etiquetas ou texto em um desenho. Vou mostrar como a numeração automática pode ser usada par...

Alterar a cor de fundo do AutoCAD

Eu sou um adepto do fundo preto, tudo que eu posso mudo a cor do fundo para preto. Nas ultimas versões do AutoCAD tenho notado que não é mais o padrão o fundo preto absoluto, é um cinza escuro. As vezes gosto também de mudar a cor do Layout de branco para preto afinal de contas quando trabalhamos com penas e contraste no model space preto, ver um desenho no layout é impossível.  Você pode mudar sua cor de fundo do AutoCAD para a cor que quiser. Definindo cores personalizadas Primeiro, vá para o menu Opções (botão Aplicativo> Opções), selecione a guia Exibição e clique no botão Cores. Agora você deve ver a caixa de diálogo Cores da janela de desenho: Agora você pode atualizar as cores de qualquer elemento da interface. Isso incluí o plano de fundo em qualquer contexto (selecione Model e Layout). Você pode escolher qualquer uma das predefinições, ou você pode escolher a partir de todo o espectro (basta escolher a opção Selecionar Cor ...). Se você não gost...

Unindo blocos em AutoCAD utilizando .NET

Hoje me deparai com uma necessidade de unir blocos com propriedades então resolvi fazer um comando para realizar esses procedimento. A principio esse procedimento não é tão complexo de ser executado individualmente mas por outro lado gostaria também de analisar um pouco melhor as possibilidades de se manipular blocos utilizando o AutoCAD. Abaixo o código que utilizei: using Autodesk.AutoCAD.ApplicationServices ; using Autodesk.AutoCAD.DatabaseServices ; using Autodesk.AutoCAD.EditorInput ; using Autodesk.AutoCAD.Runtime ; using System.Linq ; // This line is not mandatory, but improves loading performances [assembly: CommandClass(typeof(Merging_AutoCAD_blocks.Comandos))] namespace Merging_AutoCAD_blocks { public class Comandos { /// <summary> /// Uni dois ou mais blocos em um unico bloco. /// </summary> [CommandMethod("MERGBLKS")] public static void UnindoBlocos () {...