A muito tempo eu trabalho em empresas de projeto de engenharia e eu sempre vejo a mesma coisa: falta de padronização e horas e horas de revisões para compatibilização dos documentos. O que é mais incrivel é que isso não é só em CAD, é em tudo, Word, Excel, Power Point. O setor de "Qualidade" é quase um limbo negro escuro aqui no Brasil.
Esses dias vi um projeto para Colômbia em que o cliente enviou um série de modelos de documentos que deveriam ser seguidos e dizem respeito a padronização deles. Colômbia 1000 anos luz a frente do Brasil....
O fato é que os padrões fazem com que se otimize muito tempo na hora de elaborar documentos. Imagine a situação: você inciou um trabalho de qualquer jeito, fez um template de A1 com textos soltos e tudo explodido com linhas, inicialmente você teria que fazer 10 documentos então você indicou na revisão "Emissão inicial" e assim replicou em todos os documentos e os emitiu. Logo depois disso você percebeu algo importante, emitiu os documentos com uma cor de pena errada e que você terá que corrigir em todos eles todas as arestas do templete! Se o seu desenho está pesado então isso iria demorar mais de um dia para selecionar e deselecionar o conteúdo, fato é que se fosse um bloco, você poderia substitui-lo ou atualiza-lo apenas com copy to reference e um PURGE... e ainda não estamos falando da automatização do documento com programas ok?
Toda as vezes que se começa um projeto o mais indicado é realizar a confecção de Templates em CAD. Para projetos em linhas, por exemplo, minimamente um template de A3, A1 e Planta e Perfil deve ser elaborado e configurado com a impressão padrão de PDF em escala. Isso facilita muito para realização de documentos em escala, imagine que você tenha que enviar 100 documentos ao cliente em PDF e em cada um terá de configurar as penas e impressão em todos eles, imagine ainda que quem fez não ajustou as cores é você ainda terá um trabalho adicional de configura-las.
Hoje sempre que começo um trabalho, mesmo que não esteja a frente do projeto verifico todas essas informações e faço um e-mail padrão com todos os arquivos de modelo assim, toda a vez que alguém tem que trabalhar comigo, seja um desenhista ou outro engenheiro, eu disponibilizo todo o padrão para ele de tal forma que ele configure da maneira certa os documentos.
A alguns meses atrás, talvez 1 ano, jpa tinha dado inicio a uma sequência de artigos sobre padronização e automatização de revisões, este mês vou continua-los porque agora voltei a ter essa demanda de padronização e como é um projeto novo, nada como começar com o pé direito com um documento todo estruturado e de fácil impressão e alteração.
A ideia do projeto é em linhas gerais:
Esses dias vi um projeto para Colômbia em que o cliente enviou um série de modelos de documentos que deveriam ser seguidos e dizem respeito a padronização deles. Colômbia 1000 anos luz a frente do Brasil....
O fato é que os padrões fazem com que se otimize muito tempo na hora de elaborar documentos. Imagine a situação: você inciou um trabalho de qualquer jeito, fez um template de A1 com textos soltos e tudo explodido com linhas, inicialmente você teria que fazer 10 documentos então você indicou na revisão "Emissão inicial" e assim replicou em todos os documentos e os emitiu. Logo depois disso você percebeu algo importante, emitiu os documentos com uma cor de pena errada e que você terá que corrigir em todos eles todas as arestas do templete! Se o seu desenho está pesado então isso iria demorar mais de um dia para selecionar e deselecionar o conteúdo, fato é que se fosse um bloco, você poderia substitui-lo ou atualiza-lo apenas com copy to reference e um PURGE... e ainda não estamos falando da automatização do documento com programas ok?
Toda as vezes que se começa um projeto o mais indicado é realizar a confecção de Templates em CAD. Para projetos em linhas, por exemplo, minimamente um template de A3, A1 e Planta e Perfil deve ser elaborado e configurado com a impressão padrão de PDF em escala. Isso facilita muito para realização de documentos em escala, imagine que você tenha que enviar 100 documentos ao cliente em PDF e em cada um terá de configurar as penas e impressão em todos eles, imagine ainda que quem fez não ajustou as cores é você ainda terá um trabalho adicional de configura-las.
Hoje sempre que começo um trabalho, mesmo que não esteja a frente do projeto verifico todas essas informações e faço um e-mail padrão com todos os arquivos de modelo assim, toda a vez que alguém tem que trabalhar comigo, seja um desenhista ou outro engenheiro, eu disponibilizo todo o padrão para ele de tal forma que ele configure da maneira certa os documentos.
A alguns meses atrás, talvez 1 ano, jpa tinha dado inicio a uma sequência de artigos sobre padronização e automatização de revisões, este mês vou continua-los porque agora voltei a ter essa demanda de padronização e como é um projeto novo, nada como começar com o pé direito com um documento todo estruturado e de fácil impressão e alteração.
A ideia do projeto é em linhas gerais:
- Utilizar um template de documento A1 com um carimbo utilizando atributos e criar um menu interativo que todas as vezes que o usuário selecionar o bloco do carimbo seja aberto uma janela (formulário) com o histórico de todas as revisões do documento (incluindo aquelas que não são mais apresentadas no documento em alguma forma oculta).
- Permitir o levantamento de revisões em diversos documentos, por exemplo, alterar a data ou a cor de uma linha em 100 documentos ao mesmo tempo;
- Permitir a impressão simultânea de vários documentos, Publish.
- Permitir a compatibilização de documentos antigos.
Por enquanto é só isso, nos próximos post's já vou publicara algo materializável sobre isso. Essa parte de permitir que documentos antigos venham para o modelo mais atual de documento é uma coisa mais avançada que vou tratar mas a frente se for possível pois já de antemão sei que isso não é nada fácil fazer que um documento cagado seja levado para o modelo padrão.
Comentários
Postar um comentário