Pular para o conteúdo principal

Polyline2d, Polyline e Polyline3d - O que está errado?

Esses dias, como já venho escrevendo em alguns post's esse mês estou fazendo um projeto de um Plug-in para criação de nuvem de pontos no PLS-CADD a partir de curvas de nível em AutoCAD e outras indicações da topografia.

Nessas minhas idas e voltas me deparei com um problema inusitado: Qual a diferença entre Polyline2d, Polyline e Polyline3d ?

Bom isso eu fiz porque, mal sabia eu que existia sim uma diferença, não foi difícil encontrar informação sobre o assunto, no AutoCAD DevBlog tinha um artigo até ensinando como converter um Polyline2d para um Polyline.

De fato é que originalmente o Polyline2d era constituído por uma lista de vértices 2D, ou seja, a estrutura básica do objeto erá feita dessa forma, e com o passar do tempo eles mudaram para um Array de pontos 2D. Essa informação está mais detalhada no cadpanacea.com e no Blog do Kean.

Não consegui descobrir bem o porque dessa coisa de mudança de formato, então resolvi fazer um teste. Um documento com Polyline2d  e Polyline tem o mesmo tamanho?


Então fiz o desenho acima usando Polyline2d  e Polyline, exite um comando chamado CONVERTPOLY onde você pode converter um conjunto de linhas de Polyline2d (light) para Polyline (heavy). Além disso, aproveitando o ensejo fiz também a comparação com os objetos todos explodidos, ou seja, desenho completamente formado por segmentos de reta.


Bom, o resultado foi bem animador veja abaixo:


A mesma figura utilizando linhas soltas fica com 5.4Mb, utilizando o antigo formato Polyline2d 2.9Mb (54%) e com Polyline ficaria com apenas 1.2Mb (22%)!

Bom a conclusão é obvia, sempre é necessário converter os objetos para torna-los mais leves e mais funcionais. Imagine uma empresa onde os desenhos já utilizam Polyline2d , digamos uma empresa que ocupa 10Gb de arquivos de desenhos em CAD. Ao fazer a conversão para Polyline, que não afeta a qualidade nenhuma do desenho, poderia economizar até 4Gb de espço com essa conversão.

Fica a dica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Numeração Automática no AutoCAD

Sem dúvida esse é uma ferramenta única que fazia falta a tempos e foi introduzida recentemente no AutoCAD, na última década… Em 2013 tinha feito um programa para criar uma bolinhas de numeração automática usando o conceito de Leader eu fazia um controle dos números dos itens na mão mesmo, depois de um tempo resolvi fazer um menuzinho para controlar o conteúdo do número dos bullets, hoje isso não é mais necessário, existe um comando no próprio AutoCAD para isso e faz parte das Ferramentas Expressas do AutoCAD. Gosto de compartilhar ferramentas e dicas que tendem a ser menos conhecidas ou subutilizadas, mas ainda podem fornecer um impulso para sua produtividade e fluxo de trabalho e que eu mesmo me surpreendi quando as encontrei Hoje, quero apresentar outra ferramenta, a numeração automática. Como o nome indica, o comando Numeração automática permite que você adicione automaticamente um número às etiquetas ou texto em um desenho. Vou mostrar como a numeração automática pode ser usada par

Alterar a cor de fundo do AutoCAD

Eu sou um adepto do fundo preto, tudo que eu posso mudo a cor do fundo para preto. Nas ultimas versões do AutoCAD tenho notado que não é mais o padrão o fundo preto absoluto, é um cinza escuro. As vezes gosto também de mudar a cor do Layout de branco para preto afinal de contas quando trabalhamos com penas e contraste no model space preto, ver um desenho no layout é impossível.  Você pode mudar sua cor de fundo do AutoCAD para a cor que quiser. Definindo cores personalizadas Primeiro, vá para o menu Opções (botão Aplicativo> Opções), selecione a guia Exibição e clique no botão Cores. Agora você deve ver a caixa de diálogo Cores da janela de desenho: Agora você pode atualizar as cores de qualquer elemento da interface. Isso incluí o plano de fundo em qualquer contexto (selecione Model e Layout). Você pode escolher qualquer uma das predefinições, ou você pode escolher a partir de todo o espectro (basta escolher a opção Selecionar Cor ...). Se você não gosta ai

Trabalhando mais rápido utilizando Express Tools

Se você não está usando o AutoCAD Express Tools, está perdendo tempo. O Express Tools é uma coleção de pequenas ferramentas de aprimoramento de produtividade que são instaladas com o AutoCAD. Eles são criadas usando as APIs do AutoCAD, como o AutoLISP, e, portanto, não estão disponíveis no AutoCAD LT também (aquela versão baratinha do AutoCAD). Aqui algumas possibilidades do Express Tools Nossa jornada começa com a barra de menus do estilo antigo. Ative-o com o comando MENUBAR e no estado 1. Clique em Express no lado direito e ele será expandido para mostrar mais de 10 categorias de ferramentas. Ainda fui mais longe e nos submenus consegui contar mais de 60 outros comandos. Ferramentas para blocos Existe dentro do Express Tools ferramentas específicas para blocos. vamos a algumas: Copy Nernest Objects - com essa ferramente você pode copiar objetos de dentro de um bloco para fora sem precisar explodir o bloco. Export Atribute Information - Você pode ain