Pular para o conteúdo principal

Sheet Set manager (SSM) - A evolução do gerenciamento de documentos em folhas

Como já vinha dizendo nos post's anteriores a maior dificuldade é o gerenciamento da informação no AutoCAD. Fazemos muitos documentos e não sabemos como gerenciar. O autoCAD tem um recurso um pouco desconhecido pelo usuários tradicionais para o gerenciamento de folhas e revisões.

A maior dificuldade em projetos pequenos e de médio porte é exatamente casar todas as referências. Na engenharia de projeto eu aprendi uma máxima que é "evite fazer referências ou duplicar uma mesma informação em desenhos diferentes".

Essa máxima surgiu exatamente porque sempre existiu uma dificuldade grande em realizar referências cruzadas entre documentos. Por exemplo, se você faz um diagrama detalhado de uma tubulação, como referencia-lo em outros documentos sem ter que se preocupar que quando vier uma revisão daqui a 2 anos terá que revisar todos os documentos que ele está representado? essa dificuldade a Autodesk preparou uma inovação que é a Sheet Set manager (SSM) que nada mais é do que uma referenciação cruzara de informações de informações entre um Model em um DWG com outros Paper Space em outros DWG's, assim você pode numa simples alteração no documento principal alterar todos os documentos relacionados.

Entendendo o funcionamento do Sheet Sets

Basicamente você trabalha com o desenho feito usando os métodos tradicionais. Você pode desenhar geometria no model space, criar guias de layout adicionais para cada vista ou cada folha, etc. A única limitação técnica é que cada folha na lista de folhas SSM só pode apontar para um layout em um arquivo de desenho. Se você tiver mais de um layout em seu desenho, você pode importar esses layouts adicionais na sua lista de folhas.

No entanto, o novo esquema de conjunto de folhas do AutoCAD é ideia ter um desenho de folha (arquivo DWG com um padrão de sheet) para cada folha em seu conjunto. O benefício disso é permitir que vários usuários trabalhem em diferentes folhas ao mesmo tempo. Se você tiver duas folhas que apontem diferentes layouts dentro do mesmo desenho, o arquivo de desenho será bloqueado assim que uma pessoa abrir uma dessas folhas, e assim a AutoCAD sempre funcionou (isso de múltiplos usuários ainda não testei muito bem mas pelo que diz a documentação).

Mesmo que o processo pretendido para a implementação de conjuntos de folhas se desvie do seu fluxo de trabalho atual, não seja impedido de usá-los. Você pode realizar mais da metade do processo sem alterar seu fluxo de trabalho.

O processo pretendido para usar conjuntos de folhas não é rigorosamente aplicado. No entanto, você deve considerar como você pode fazer a transição para este processo, de modo que você possa aproveitar ao máximo a funcionalidade do conjunto de folhas.

Passo-a-passo de como usar

Crie a geometria do modelo em seu próprio arquivo de desenho (DWG). Continue a criar a geometria do modelo no model space. Nesse mesmo arquivo DWG, pode executar todo o modelo, este é o seu "arquivo de model". De agora em diante, Deixe o seu DWG de configurar folhas lidar com o layout:

  1. Crie uma nova folha no SSM. Isso criará um novo arquivo de desenho (DWG) com uma guia de layout ativo. O nome da folha na lista de folhas é simplesmente um atalho para esse layout no arquivo DWG.
  2. Abra a folha, que realmente está abrindo o arquivo de desenho com esse layout de folha ativo.
  3. Adicione vistas de desenho de recursos ao layout da folha. Crie as viewports de layout e anexa os desenhos do modelo como xrefs (precisa usar o xrefs para realizar a conexão). Crie a sua configuração de folha para o desenho, você pode reunir as informações de design de outras fontes (referências externas anexadas no espaço do modelo) e montá-las em um layout de folha (blockbloque, viewports, notas, etc. no espaço de papel). Os únicos objetos que devem existir no espaço do modelo são os anexos aos arquivos externos.
    Veja que você pode mesmo utilizar num mesmo desenho de layout mais de um desenho de model space, por exemplo: se você fez um unifilar de uma tubulação e você quer representa-lo em vários desenhos você pode fazer através do SSM.
  4. Finalmente adicione informações de folha ao layout da folha. Você pode adicionar notas de folha ou outra folha (paper space) que é específica para a folha. Embora você possa (tecnicamente) desenhar no espaço do modelo, criar mais layouts, etc., a intenção é que este arquivo DWG particular seja uma única folha com referências externas aos desenhos do modelo.

Fazendo a transição de atualizações

Além de separar seu Modelo e Layout em dois desenhos diferentes você cria um dinamismo melhor na hora de você referenciar documentos como mencionado na introdução. Você provavelmente verá as mudanças mais significativas no seu fluxo de trabalho atual quando implementar conjuntos de folhas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Numeração Automática no AutoCAD

Sem dúvida esse é uma ferramenta única que fazia falta a tempos e foi introduzida recentemente no AutoCAD, na última década… Em 2013 tinha feito um programa para criar uma bolinhas de numeração automática usando o conceito de Leader eu fazia um controle dos números dos itens na mão mesmo, depois de um tempo resolvi fazer um menuzinho para controlar o conteúdo do número dos bullets, hoje isso não é mais necessário, existe um comando no próprio AutoCAD para isso e faz parte das Ferramentas Expressas do AutoCAD. Gosto de compartilhar ferramentas e dicas que tendem a ser menos conhecidas ou subutilizadas, mas ainda podem fornecer um impulso para sua produtividade e fluxo de trabalho e que eu mesmo me surpreendi quando as encontrei Hoje, quero apresentar outra ferramenta, a numeração automática. Como o nome indica, o comando Numeração automática permite que você adicione automaticamente um número às etiquetas ou texto em um desenho. Vou mostrar como a numeração automática pode ser usada par

Alterar a cor de fundo do AutoCAD

Eu sou um adepto do fundo preto, tudo que eu posso mudo a cor do fundo para preto. Nas ultimas versões do AutoCAD tenho notado que não é mais o padrão o fundo preto absoluto, é um cinza escuro. As vezes gosto também de mudar a cor do Layout de branco para preto afinal de contas quando trabalhamos com penas e contraste no model space preto, ver um desenho no layout é impossível.  Você pode mudar sua cor de fundo do AutoCAD para a cor que quiser. Definindo cores personalizadas Primeiro, vá para o menu Opções (botão Aplicativo> Opções), selecione a guia Exibição e clique no botão Cores. Agora você deve ver a caixa de diálogo Cores da janela de desenho: Agora você pode atualizar as cores de qualquer elemento da interface. Isso incluí o plano de fundo em qualquer contexto (selecione Model e Layout). Você pode escolher qualquer uma das predefinições, ou você pode escolher a partir de todo o espectro (basta escolher a opção Selecionar Cor ...). Se você não gosta ai

Trabalhando mais rápido utilizando Express Tools

Se você não está usando o AutoCAD Express Tools, está perdendo tempo. O Express Tools é uma coleção de pequenas ferramentas de aprimoramento de produtividade que são instaladas com o AutoCAD. Eles são criadas usando as APIs do AutoCAD, como o AutoLISP, e, portanto, não estão disponíveis no AutoCAD LT também (aquela versão baratinha do AutoCAD). Aqui algumas possibilidades do Express Tools Nossa jornada começa com a barra de menus do estilo antigo. Ative-o com o comando MENUBAR e no estado 1. Clique em Express no lado direito e ele será expandido para mostrar mais de 10 categorias de ferramentas. Ainda fui mais longe e nos submenus consegui contar mais de 60 outros comandos. Ferramentas para blocos Existe dentro do Express Tools ferramentas específicas para blocos. vamos a algumas: Copy Nernest Objects - com essa ferramente você pode copiar objetos de dentro de um bloco para fora sem precisar explodir o bloco. Export Atribute Information - Você pode ain