Pular para o conteúdo principal

Customização do AutoCAD - Salvando e Compartilhando a sua configuração pessoal - Parte 1

A coisa mais desagradável que tem é receber um computador novo e AutoCAD chegar todo desconfigurado para você começar a trabalhar. E é lógico que todo setor de TI entende como é fácil customizar todo AutoCAD novamente para o seu jeito de trabalhar...


A ideia desse post é mostrar de modo simples uma maneira de deixar salvas e transferir suas configurações personalizadas de um computador para outro, assim como algumas configurações comuns como penas, formatos de impressão etc.

Onde ficam os arquivos de preferências (customizações)?

Por padrão, arquivos personalizados para uso com o ambiente AutoCAD são armazenados em locais definidos do windows para a personalização de configurações por usuário da máquina, assim, um computador com mais de um usuário terá mais de uma configuração do AutoCAD. Ao armazenar arquivos personalizados localmente, por usuário, o "padrão" torna difícil garantir que todos dentro de um grupo usem os mesmos arquivos personalizados.

Existem dois locais principais em que o programa AutoCAD armazena arquivos personalizados que podem ser editados pelo usuário; São as pastas roaming e local. Essas duas pastas estão localizadas na pasta AppData do perfil do usuário. trata-se de uma pasta oculta de personalização do usuário

Pasta de roaming - Os arquivos nesta pasta armazenam o perfil do usuário com base na forma como a conta do usuário configura a interface. 
Roaming fica em C:\Users\<nome do usuário>\AppData\Roaming\.

Pasta Local - Os arquivos nesta pasta podem são mais específicos da máquina. 
A localização  é C:\Users\<nome do usuário>\AppData\Local\.


Detalhe importante é que a  pasta AppData está escondida por padrão no Windows e não pode ser diretamente navegada por padrão, mas pode ser visível para que possa ser navegado para usar o Windows Explorer ou File Explorer. 
Para mostrar a pasta AppData, no Windows Explorer, vá em em Ferramentas> Opções de pasta. Na caixa de diálogo Opções de pasta, guia Exibir, clique em Mostrar arquivos ocultos, pastas e unidades. Em seguida, clique em OK para salvar a alteração de configuração.

As pastas Roaming e Local contêm uma pasta chamada Autodesk juntamente com pastas associadas a outros aplicativos instalados na estação de trabalho. A pasta Autodesk contém várias pastas relacionadas ao produto AutoCAD e outros produtos Autodesk caso você tenha instalado geralmente vem o material libray.

Os arquivos personalizados mais editados para o programa AutoCAD 2018 estão localizados nestes três locais:

% AppData% \ Autodesk \ AutoCAD 2018 \ R22.0 \ enu \ Support
% AppData% \ Autodesk \ AutoCAD 2018 \ R22.0 \ enu \ Plotters
% LocalAppData% \ Autodesk \ AutoCAD 2018 \ R22.0 \ enu \ Template

Se você tiver outro ano de AutoCAD é só fazer a regressão: AutoCAD 2018 é o R22.0 o AutoCAD 2017 é o R21.0 e por ai vai até o R14 que é onde começou essa história de Rx.

Nestas pastas é  possível encontrar a maioria dos arquivos personalizados, desde que você saiba o nome do arquivo que você está tentando localizar. Por exemplo, a função FINDFILE AutoLISP pode ser usada para verificar as pastas no AutoCAD.
Outro exemplo, a entrada (findfile "acad.pgp") retorna o valor da seqüência de caracteres "C:\\Usuários\\ <nome do usuário>\\appdata\\roaming\\autodesk\\autocad 2018\\r22.0\\enu\ \Support\\acad.pgp ", o que indica que o arquivo acad.pgp está na pasta Roaming do perfil do usuário. Substitua acad.pgp no exemplo anterior com o arquivo que você deseja localizar, como acad.dwt ou acad.cuix.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Numeração Automática no AutoCAD

Sem dúvida esse é uma ferramenta única que fazia falta a tempos e foi introduzida recentemente no AutoCAD, na última década… Em 2013 tinha feito um programa para criar uma bolinhas de numeração automática usando o conceito de Leader eu fazia um controle dos números dos itens na mão mesmo, depois de um tempo resolvi fazer um menuzinho para controlar o conteúdo do número dos bullets, hoje isso não é mais necessário, existe um comando no próprio AutoCAD para isso e faz parte das Ferramentas Expressas do AutoCAD. Gosto de compartilhar ferramentas e dicas que tendem a ser menos conhecidas ou subutilizadas, mas ainda podem fornecer um impulso para sua produtividade e fluxo de trabalho e que eu mesmo me surpreendi quando as encontrei Hoje, quero apresentar outra ferramenta, a numeração automática. Como o nome indica, o comando Numeração automática permite que você adicione automaticamente um número às etiquetas ou texto em um desenho. Vou mostrar como a numeração automática pode ser usada par

Alterar a cor de fundo do AutoCAD

Eu sou um adepto do fundo preto, tudo que eu posso mudo a cor do fundo para preto. Nas ultimas versões do AutoCAD tenho notado que não é mais o padrão o fundo preto absoluto, é um cinza escuro. As vezes gosto também de mudar a cor do Layout de branco para preto afinal de contas quando trabalhamos com penas e contraste no model space preto, ver um desenho no layout é impossível.  Você pode mudar sua cor de fundo do AutoCAD para a cor que quiser. Definindo cores personalizadas Primeiro, vá para o menu Opções (botão Aplicativo> Opções), selecione a guia Exibição e clique no botão Cores. Agora você deve ver a caixa de diálogo Cores da janela de desenho: Agora você pode atualizar as cores de qualquer elemento da interface. Isso incluí o plano de fundo em qualquer contexto (selecione Model e Layout). Você pode escolher qualquer uma das predefinições, ou você pode escolher a partir de todo o espectro (basta escolher a opção Selecionar Cor ...). Se você não gosta ai

Trabalhando mais rápido utilizando Express Tools

Se você não está usando o AutoCAD Express Tools, está perdendo tempo. O Express Tools é uma coleção de pequenas ferramentas de aprimoramento de produtividade que são instaladas com o AutoCAD. Eles são criadas usando as APIs do AutoCAD, como o AutoLISP, e, portanto, não estão disponíveis no AutoCAD LT também (aquela versão baratinha do AutoCAD). Aqui algumas possibilidades do Express Tools Nossa jornada começa com a barra de menus do estilo antigo. Ative-o com o comando MENUBAR e no estado 1. Clique em Express no lado direito e ele será expandido para mostrar mais de 10 categorias de ferramentas. Ainda fui mais longe e nos submenus consegui contar mais de 60 outros comandos. Ferramentas para blocos Existe dentro do Express Tools ferramentas específicas para blocos. vamos a algumas: Copy Nernest Objects - com essa ferramente você pode copiar objetos de dentro de um bloco para fora sem precisar explodir o bloco. Export Atribute Information - Você pode ain