Pular para o conteúdo principal

Porque programar em .NET para AutoCAD?

Uma pergunta que pode ser feita é porque programar em AutoCAD ? Uma plataforma fechada e já possui muitos recursos embarcados no software além módulos adicionais como CAD Electrical e Invertor Fusion.

Acho que para responder isso basta contar algumas das minhas histórias com o AutoCAD e o porquê de utilizar o AutoCAD como plataforma é mais do que necessário.

O início

Meu primeiro contato com o CAD foi em 2006 no curso técnico, na época se utilizar o AutoCAD R14, a primeira versão que tinha suporte ao uso do mouse, algo realmente inovador para época. Lembro-me bem do primeiros traços feitos no CAD com muito orgulho.
Muito tempo depois, foi trabalhar na ENELTEC no desenvolvimento do monotri (um equipamento de eletrônica de potência) e comecei a utilizar o AutoCAD 3D para desenvolvimento de peças do gabinete de montagem do equipamento. Como era um equipamento para poste tinha que se tomar algumas precauções no desenvolver do equipamento.

Em 2009 iniciei o desenvolvimento na ENELTEC de um sistema de iluminação com LED onde surgiu a primeira necessidade real de fazer um código para desenhar o as curvas de iluminação do LED em uma rua para uma apresentação. Eu já fazia-os gráficos das curvas de isolux no Scilab mas era necessário sobrepor varais em uma rua desenhada e com prédios, verificar a refletância da superfície etc. Então tive a ideia de começar a fazer isso em CAD, ou melhor eu pegava os valores do Scilab e plotava em várias posições no Scilab através de uma função escrita em LISP.


No inicio de 2010  me deparai com o primeiro grande projeto de software da ENLETEC. Tratava-se de um software para para um projeto de P&D (pesquisa e desenvolvimento) que iria executar estudos de transitório eletromagnético para estudos de proteção. A primeira vista parece ser algo completamente desconectado com o CAD. Na verdade durante o tempo que estive na ENELTEC me envolvi com outras atividades, entre elas o estudos de fluxo de potência, modelagem de equipamentos de potência e estudos de curto circuito. Nas três atividades eu tinha a triste realidade de ter que desenhar o sistema no programa para fazer o serviço (ATP, PTW etc...) e depois tinha que desenhar o AutoCAD para entregar ao cliente junto com o relatório, ou seja, um retrabalho sem precedentes. mesmo que as vezes a ferramenta de modelagem ofereça um recurso gráfico é sempre bem primitivo e para apresentar num relatório é precário.

Dessa forma a primeira coisa que me veio a mente foi exatamente unir o AutoCAD com a ferramenta de fluxo de potência e foi isso que fizemos. Desenvolvemos ao longo de 2 anos um software de fluxo de potência baseado em AutoCAD para treinamento de operadores e mantenedores, chamado de SIMOP - Simulador de Operação e Controle para Sistemas de Potência.

No inicio começamos tentenado construir o programa em rotinas LISP foi quando percebemos que o LISP era realente muito limitado e existiam maneiras mais elaboradas de atingir nosso objetivo. Um ponto limitante é o pouco suporte a formulários e mensagens, isso limitava a técnica como também havia a necessidade de uma ferramenta de depuração. O programa deveria se conectar ao AutoCAD e ser utilizado por um "leigo" em CAD vamos colocar assim.

Então, vendo a segunda opção disponível era utilizar o VBA - Visual Basic for Applications. Assim como o pacote Office da Microsoft o AutoCAD também dava suporte ao VBA  e como eu utilizava o AutoCAD 2008 isso era o que me permitia, o único problema era que o cliente utilizava o AutoCAD 2010 foi quando pela minha surpresa o VBA ia ser descontinuado para ser modificado para a nova tecnologia da Microsoft, o .NET Framework.


O software SIMOP foi desenvolvido em .NET Framework e hoje já é uma ferramenta bem lapidada que demorou 3 anos para ser desenvolvido. 

Depois de 3 anos trabalhando com a plataforma AutoCAD e desenvolvendo aplicações para AutoCAD pude perceber o quão versátil é aliar a engenharia ao desenho em CAD. Se pudesse definir o futuro da engenharia de projeto posso resumir na união de ferramentas para desenvolvimento rápido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Numeração Automática no AutoCAD

Sem dúvida esse é uma ferramenta única que fazia falta a tempos e foi introduzida recentemente no AutoCAD, na última década… Em 2013 tinha feito um programa para criar uma bolinhas de numeração automática usando o conceito de Leader eu fazia um controle dos números dos itens na mão mesmo, depois de um tempo resolvi fazer um menuzinho para controlar o conteúdo do número dos bullets, hoje isso não é mais necessário, existe um comando no próprio AutoCAD para isso e faz parte das Ferramentas Expressas do AutoCAD. Gosto de compartilhar ferramentas e dicas que tendem a ser menos conhecidas ou subutilizadas, mas ainda podem fornecer um impulso para sua produtividade e fluxo de trabalho e que eu mesmo me surpreendi quando as encontrei Hoje, quero apresentar outra ferramenta, a numeração automática. Como o nome indica, o comando Numeração automática permite que você adicione automaticamente um número às etiquetas ou texto em um desenho. Vou mostrar como a numeração automática pode ser usada par

Alterar a cor de fundo do AutoCAD

Eu sou um adepto do fundo preto, tudo que eu posso mudo a cor do fundo para preto. Nas ultimas versões do AutoCAD tenho notado que não é mais o padrão o fundo preto absoluto, é um cinza escuro. As vezes gosto também de mudar a cor do Layout de branco para preto afinal de contas quando trabalhamos com penas e contraste no model space preto, ver um desenho no layout é impossível.  Você pode mudar sua cor de fundo do AutoCAD para a cor que quiser. Definindo cores personalizadas Primeiro, vá para o menu Opções (botão Aplicativo> Opções), selecione a guia Exibição e clique no botão Cores. Agora você deve ver a caixa de diálogo Cores da janela de desenho: Agora você pode atualizar as cores de qualquer elemento da interface. Isso incluí o plano de fundo em qualquer contexto (selecione Model e Layout). Você pode escolher qualquer uma das predefinições, ou você pode escolher a partir de todo o espectro (basta escolher a opção Selecionar Cor ...). Se você não gosta ai

Trabalhando mais rápido utilizando Express Tools

Se você não está usando o AutoCAD Express Tools, está perdendo tempo. O Express Tools é uma coleção de pequenas ferramentas de aprimoramento de produtividade que são instaladas com o AutoCAD. Eles são criadas usando as APIs do AutoCAD, como o AutoLISP, e, portanto, não estão disponíveis no AutoCAD LT também (aquela versão baratinha do AutoCAD). Aqui algumas possibilidades do Express Tools Nossa jornada começa com a barra de menus do estilo antigo. Ative-o com o comando MENUBAR e no estado 1. Clique em Express no lado direito e ele será expandido para mostrar mais de 10 categorias de ferramentas. Ainda fui mais longe e nos submenus consegui contar mais de 60 outros comandos. Ferramentas para blocos Existe dentro do Express Tools ferramentas específicas para blocos. vamos a algumas: Copy Nernest Objects - com essa ferramente você pode copiar objetos de dentro de um bloco para fora sem precisar explodir o bloco. Export Atribute Information - Você pode ain