Pular para o conteúdo principal

Ações em AutoCAD - Rapidez na produção de desenhos, de onde vem?

Tenho certeza de que você percebeu que a maior parte da perda de tempo na execução dos desenhos são com copiar e colocar objetos nos desenhos, rotacionar, escalonar e fazer os ajustes necessários para "casar" um remendo de desenho com outro remendo total que é o seu projeto final... afinal ninguém te deu tempo para fazer um projeto profissional.


A primeira parte de ajudar nesse processo são os blocos. Os blocos são legais e muito uteis, grande parte do trabalho que fazemos é modificar objetos em nosso desenho que já foram criados por nós ou por outras pessoas. Algumas das modificações mais comuns usam comandos como Copiar, Mover, Apagar, Espelho ou Girar.

Hoje, eu gostaria de explorar como otimizar o processo de aplicar qualquer comando de modificação a um objeto ou grupo de objetos no AutoCAD.

Para fazer uma modificação acontecer, o AutoCAD precisa levar em consideração:

  • O Objeto se repete muito?
  • Quantos cliques vou economizar com isso?
  • Qual é a melhor forma de o fazer-lo?
  • Quantas vezes eu vou repetir esse objeto?
  • Se for para gerar uma lista de material, um objeto desenhado espelhado é outro item?
  • Que tipo de ação é interessante que o objeto tenha?

A escolha é sua, mas se hoje você perde muito tempo tendo que literalmente "encaixar" uma porção de linhas, deveria começar a pensar em utilizar algumas propriedades dinâmicas.

Para a maioria das ferramentas de modificação, você pode optar entre dois procedimentos para executar a ação de modificação em seu conjunto de seleção de objetos. Digamos que você deseja apagar três círculos. Você pode:

  1. Selecione os círculos e clique no botão Apagar (Objetos, depois Ação) ou
  2. Clique no botão Apagar, selecione os três círculos e termine o comando, clicando em [Enter] (Ação e, em seguida, Objetos).

A seqüência dessas etapas é uma decisão que o designer CAD deve fazer, talvez centenas de vezes em um único dia. Um cadista é rápido se ele consegue escolher a sequência mais rápida. Então, qual sequência é a melhor escolha: Objetos, então, Ação? ou Ação, então Objetos?

A vantagem da seqüência "Objetos, então ação" é que você pode selecionar qualquer número de objetos e, em seguida, execute o comando Modificar desejado (usando uma tecla de atalho ou o botão de fita) e você terminou. Este é o procedimento mais simples, exigindo apenas duas etapas.

"Objetos, então ação" é sempre a minha preferia, especialmente porque faço menos cliques com o mouse e canso menos os meus dedos.

Se você for com o procedimento "Ação, Então Objetos", há um passo extra que você deve seguir clicando na tecla [Enter] ou [barra espaciadora] no final. Você começa clicando na ferramenta Apagar (ou outra ferramenta de modificação) e, em seguida, você seleciona um ou mais objetos. Na linha de comando, o AutoCAD instrui você a "Selecionar Objetos". Repita essa mesma sugestão, independentemente de quantos objetos você selecionar. O AutoCAD não pode ler nossas mentes, então não tem como saber se você pretende selecionar objetos adicionais, ou simplesmente ir com seu conjunto de seleção atual. Você deve pressionar Enter] ou a tecla [barra espaciadora] para dizer ao AutoCAD que você acabou de selecionar objetos e agora você está pronto para completar a ação no conjunto de seleção.


Entre as duas escolhas, a sequência "Objetos, então ação" ganha por simplicidade. Na maioria dos casos, eu prefiro esse procedimento.

Existem alguns comandos de modificação nos quais o AutoCAD não oferece uma escolha - você deve escolher a ferramenta "Ação" primeiro, antes de selecionar qualquer objeto como Fillet, Lengthen, Divide...

Ferramenta Fence (um segredo)

Se você quiser usar uma dessas ferramentas de seleção de objetos pouco conhecidas, você deve escolher a seqüência "Ação e depois objetos":

  • Fence (hotkey is F)
  • Polígono de janela (hotkey é WP)
  • Crossing Polygon (hotkey  é CP)
  • Conjunto de seleção anterior (hotkey is P)

A ferramenta Fence permite criar ou modificar um conjunto de seleção usando uma cadeia de segmentos de linha que selecionam qualquer objeto que eles toquem. As ferramentas de polígono de janelas e polígono de cruzamento permitem que você faça um polígono clicando em pelo menos três pontos para selecionar objetos envolvendo-os (WP) ou tocando-os (CP). Set de seleção anterior (P) re-seleciona o conjunto de seleção mais recente.

Existe também uma maneira pouco conhecida de remover objetos de um conjunto de seleção, mas somente se você estiver usando a seqüência "Ação e, em seguida, Objetos". Isso é para digitar R [Enter] e, em seguida, clique nos objetos que deseja remover. Depois de remover objetos indesejados usando R [Enter], você pode voltar e adicionar mais objetos ao conjunto digitando A [Enter] e selecionando-os. Basta lembrar que R é abreviação de "Remover" e A é para "Adicionar". Mais uma vez, esse método R e A funciona apenas se você começar a ação primeiro e, em seguida, selecione Objetos.

Não há uma regra rígida e rápida para a Ordem Objeto-Ação que diz que uma seqüência é melhor do que outra. No entanto, eu acho que, para obter realmente bom no AutoCAD, você precisa estar consciente de cada pequena escolha ou movimento que afeta seu resultado. É o mesmo que um treinamento de atleta para as Olimpíadas. Os melhores sabem o que fazer pequenas coisas em cada situação para obter os melhores resultados.

Espero que isso ajude a pensar sobre como otimizar o tempo no AutoCAD e mais, que reduza o numero de pessoas com tendinite por esforço repetitivo. Nunca desprezem a saúde!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Numeração Automática no AutoCAD

Sem dúvida esse é uma ferramenta única que fazia falta a tempos e foi introduzida recentemente no AutoCAD, na última década… Em 2013 tinha feito um programa para criar uma bolinhas de numeração automática usando o conceito de Leader eu fazia um controle dos números dos itens na mão mesmo, depois de um tempo resolvi fazer um menuzinho para controlar o conteúdo do número dos bullets, hoje isso não é mais necessário, existe um comando no próprio AutoCAD para isso e faz parte das Ferramentas Expressas do AutoCAD. Gosto de compartilhar ferramentas e dicas que tendem a ser menos conhecidas ou subutilizadas, mas ainda podem fornecer um impulso para sua produtividade e fluxo de trabalho e que eu mesmo me surpreendi quando as encontrei Hoje, quero apresentar outra ferramenta, a numeração automática. Como o nome indica, o comando Numeração automática permite que você adicione automaticamente um número às etiquetas ou texto em um desenho. Vou mostrar como a numeração automática pode ser usada par

Alterar a cor de fundo do AutoCAD

Eu sou um adepto do fundo preto, tudo que eu posso mudo a cor do fundo para preto. Nas ultimas versões do AutoCAD tenho notado que não é mais o padrão o fundo preto absoluto, é um cinza escuro. As vezes gosto também de mudar a cor do Layout de branco para preto afinal de contas quando trabalhamos com penas e contraste no model space preto, ver um desenho no layout é impossível.  Você pode mudar sua cor de fundo do AutoCAD para a cor que quiser. Definindo cores personalizadas Primeiro, vá para o menu Opções (botão Aplicativo> Opções), selecione a guia Exibição e clique no botão Cores. Agora você deve ver a caixa de diálogo Cores da janela de desenho: Agora você pode atualizar as cores de qualquer elemento da interface. Isso incluí o plano de fundo em qualquer contexto (selecione Model e Layout). Você pode escolher qualquer uma das predefinições, ou você pode escolher a partir de todo o espectro (basta escolher a opção Selecionar Cor ...). Se você não gosta ai

Trabalhando mais rápido utilizando Express Tools

Se você não está usando o AutoCAD Express Tools, está perdendo tempo. O Express Tools é uma coleção de pequenas ferramentas de aprimoramento de produtividade que são instaladas com o AutoCAD. Eles são criadas usando as APIs do AutoCAD, como o AutoLISP, e, portanto, não estão disponíveis no AutoCAD LT também (aquela versão baratinha do AutoCAD). Aqui algumas possibilidades do Express Tools Nossa jornada começa com a barra de menus do estilo antigo. Ative-o com o comando MENUBAR e no estado 1. Clique em Express no lado direito e ele será expandido para mostrar mais de 10 categorias de ferramentas. Ainda fui mais longe e nos submenus consegui contar mais de 60 outros comandos. Ferramentas para blocos Existe dentro do Express Tools ferramentas específicas para blocos. vamos a algumas: Copy Nernest Objects - com essa ferramente você pode copiar objetos de dentro de um bloco para fora sem precisar explodir o bloco. Export Atribute Information - Você pode ain