Pular para o conteúdo principal

Criando PDF a partir do AutoCAD

Criar documentos em PDF (Portable Document Files) a partir de desenhos no AutoCAD de maneira simples rápida e funcional.

As versões anteriores do AutoCAD antes da versão 2009, só é possível imprimir documentos em PDF através de uma impressora de PDF Virtual instalada. Para criar um PDF, você teria que enviar seu arquivo de impressão para essa impressora de PDF Virtual, o que criaria um documento PDF em vez de um gráfico em papel.

Isso já é um recurso bem conhecido, no passado utilizei muito o doPDF mas quando comecei a imprimir documentos de AutoCAD com essa impressora, os desenhos começaram a ficar muito pesados.

Testei outras impressoras e hoje de um modo geral utilizo a impressora que vem junto com o Foxit PDF. Mas para documentos em *.dwg dificilmente encontrava uma boa impressora virtual que permitisse arquivos em tamanhos menores e desenhos vetoriais precisos.

O segredo está na tratativa da conversão do desenho vetorial do AutoCAD em um PDF vetorial leve.


A Autodesk criou e aprimorou um recurso diretamente no AutoCAD para criação de PDF's. Foi a primeira impressora de PDF nativa, tratava-se de existir junto com o AutoCAD uma impressora de PDF em que você poderia enviar diretamente do DWG do AutoCAD para PDF.pc3 seu arquivo de impressão e criar os seus PDF's.


Mas a Autodesk preparou uma solução ainda mais simples para facilitar o usuário final.

Gerando PDF em dois passos

A solução foi integrar isso diretamente como uma ferramenta, assim como a Microsoft fez no Word e no Excel, quase como um "Salvar Como *.PDF". Exportar arquivos PDF de um desenho do AutoCAD é um processo simples de duas etapas:
  • Clique no botão Exportar
  • Digite um nome de arquivo e Salvar.

O comando Exportar para PDF pode ser facilmente encontrado no painel 'Exportar para DWF / PDF' da guia 'Saída'.

Se você não estiver usando a Faixa de opções, você pode exportar da linha de comando digitando '_.EXPORTPDF'.

Isso abrirá o diálogo 'Salvar como PDF', onde você escolheu onde salvar seu PDF e o que você deseja chamar.

As configurações de transformação do desenho em PDF segue os padrões de impressão. Se estiver exportando um paper space, deve configurar como uma impressão normal. Não é necessário declarar qual a impressora mas é necessário criar a view de impressão e a configuração de penas. Estando configurado pode usar o comando de exportar para PDF.

Customizando a exportação

O menu suspenso Exportar permite que você escolha se deseja exportar o Layout atual ou todos os Layouts em um único arquivo.

Se você estiver no model space, você também terá a opção de escolher o gráfico "Display", "Extents" ou "Window".


O menu suspenso Configuração da página permite que você use as configurações de plotagem atuais ou as substitua (alterar as propriedades de impressão).

Se você escolheu 'Substituir', o diálogo Configuração da página PDF Override aparece, que contém um subconjunto simplificado das opções de Plotting usuais.

O ícone do layout e da lupa traz a janela de visualização de gráficos - para que você possa verificar a aparência do seu PDF, antes de traçá-lo.

A impressora com grelha de iluminação e caixa de seleção exibe o diálogo de opções de exportação de PDF.



Este diálogo permite que se controle as informações de layer estão incluídas no PDF e como as linhas se mesclam, isso é o processamento direto entre os Layers do PDF em relação aos Layres do AutoCAD. Também pode substituir a precisão do vetor no arquivo PDF o que gera uma melhor percepção de qualidade.


O local do caminho do arquivo padrão permite que você tenha que percorrer a estrutura da pasta sempre que você exportar um PDF o que se traduz numa maior agilidade se por padronização a pasta de saída é diferente da pasta do arquivo *.DWG em que se está editando.

O menu suspenso Type oferece a escolha de PDF de folha única ou multi-folha. A opção de folha única criará um PDF por layout. A opção Multi-sheet criará um PDF que contenha todos os seus layouts como disse no artigo anterior.

O painel "‘Current Settings" oferece alguns comentários sobre como está processo. 

Finalmente, há algumas opções que não estão disponíveis nas configurações do documento - é possível adicionar um carimbo de plotagem ao arquivo PDF, e pode-se escolher se deseja ver o PDF resultante no leitor Adobe quando o trabalho estiver concluído.

Conclusão, combate ao desperdício de tempo no retrabalho

Como citei no post anterior, plotar PDF's desta forma, além de ter um grande controle sobre o resultado final, exportar para PDF se torna mais rápido e simples de configurar e usar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Numeração Automática no AutoCAD

Sem dúvida esse é uma ferramenta única que fazia falta a tempos e foi introduzida recentemente no AutoCAD, na última década… Em 2013 tinha feito um programa para criar uma bolinhas de numeração automática usando o conceito de Leader eu fazia um controle dos números dos itens na mão mesmo, depois de um tempo resolvi fazer um menuzinho para controlar o conteúdo do número dos bullets, hoje isso não é mais necessário, existe um comando no próprio AutoCAD para isso e faz parte das Ferramentas Expressas do AutoCAD. Gosto de compartilhar ferramentas e dicas que tendem a ser menos conhecidas ou subutilizadas, mas ainda podem fornecer um impulso para sua produtividade e fluxo de trabalho e que eu mesmo me surpreendi quando as encontrei Hoje, quero apresentar outra ferramenta, a numeração automática. Como o nome indica, o comando Numeração automática permite que você adicione automaticamente um número às etiquetas ou texto em um desenho. Vou mostrar como a numeração automática pode ser usada par

Alterar a cor de fundo do AutoCAD

Eu sou um adepto do fundo preto, tudo que eu posso mudo a cor do fundo para preto. Nas ultimas versões do AutoCAD tenho notado que não é mais o padrão o fundo preto absoluto, é um cinza escuro. As vezes gosto também de mudar a cor do Layout de branco para preto afinal de contas quando trabalhamos com penas e contraste no model space preto, ver um desenho no layout é impossível.  Você pode mudar sua cor de fundo do AutoCAD para a cor que quiser. Definindo cores personalizadas Primeiro, vá para o menu Opções (botão Aplicativo> Opções), selecione a guia Exibição e clique no botão Cores. Agora você deve ver a caixa de diálogo Cores da janela de desenho: Agora você pode atualizar as cores de qualquer elemento da interface. Isso incluí o plano de fundo em qualquer contexto (selecione Model e Layout). Você pode escolher qualquer uma das predefinições, ou você pode escolher a partir de todo o espectro (basta escolher a opção Selecionar Cor ...). Se você não gosta ai

Trabalhando mais rápido utilizando Express Tools

Se você não está usando o AutoCAD Express Tools, está perdendo tempo. O Express Tools é uma coleção de pequenas ferramentas de aprimoramento de produtividade que são instaladas com o AutoCAD. Eles são criadas usando as APIs do AutoCAD, como o AutoLISP, e, portanto, não estão disponíveis no AutoCAD LT também (aquela versão baratinha do AutoCAD). Aqui algumas possibilidades do Express Tools Nossa jornada começa com a barra de menus do estilo antigo. Ative-o com o comando MENUBAR e no estado 1. Clique em Express no lado direito e ele será expandido para mostrar mais de 10 categorias de ferramentas. Ainda fui mais longe e nos submenus consegui contar mais de 60 outros comandos. Ferramentas para blocos Existe dentro do Express Tools ferramentas específicas para blocos. vamos a algumas: Copy Nernest Objects - com essa ferramente você pode copiar objetos de dentro de um bloco para fora sem precisar explodir o bloco. Export Atribute Information - Você pode ain