Salvando e distribuindo os arquivos
Acho que a coisa mais difícil de trabalhar com CAD em qualquer empresa é exatamente utilizar o mesmo padrão. Trabalhei numa empresa que a maior parte dos documento vinha de uma versão antiga de AutoCAD, um R12 R13 e por exemplo, todos os textos estavam separados linha a linha e com fontes diferentes, imagem só isso! Ou que as pessoas trabalhavam no paper space diretamente desenhando 2D lá paper space! Uma verdadeira loucura, cada um fazia o seu padrão de documento, pena, folha etc..
A ideia de compartilhar a configuração é boa, na verdade é ótima! mas imaginem só, se você cria uma configuração de penas e depois de já estar trabalhando com ela descobre que precisa incluir mais uma espessura de linha por cor que ficou faltando e agora você Cadista de verdade que sempre lutou para padronização vai ter que mudar o padrão.
Saiba que isso acontece, bom para solucionar isso eu peguei meus arquivos de penas e fiz dois arquivos *.bat para enviar que executava manualmente e outro que instalava no menu iniciar de todos os outros Cadistas para atualizar a pena conforme a pena que eu jogava na rede. Vamos lá, passo-a-passo:
Como disse na parte 1, os arquivos de personalização são armazenados localmente em sua estação de trabalho, mas isso não funciona bem ao tentar compartilhar arquivos com outras pessoas se eles estão localizados em um escritório ou até mesmo eu outros escritórios no mundo.
Bom antes de mais nada, faça uma cópia e colocar qualquer arquivo personalizado que você planeje editar em uma pasta fora das pastas criadas durante a instalação do produto AutoCAD. Isso pode te salvar em dois momento, (i) se você fizer alguma cagada e destruir os arquivos e (ii) se der pau no seu PC.
Então, qual seria o melhor lugar para armazenar arquivos personalizados para compartilhá-los com outros? Se você planeja compartilhar estes arquivos personalizados o melhor lugar para armazenar arquivos personalizados está em uma unidade de rede, todos os escritórios tem uma rede compartilhada, ou você mesmo pode mapear no seu PC uma pasta de compartilhamento para os outros PC's acessarem. No entanto, ao trabalhar com outros que não estão no mesmo escritório, pode ser um pouco mais difícil usar uma unidade de rede que todos possam acessar a menos que você tenha fornecido acesso usando uma rede privada virtual (VPN). Quando todos não estão na mesma localização ou até mesmo um funcionário da sua empresa, você pode querer considerar usar um site de compartilhamento de arquivos, como Google Drive ou Dropbox, onde é possível sincronizar automaticamente arquivos entre uma unidade local e o site de compartilhamento de arquivos.
No meu caso uso uma unidade de rede, não foi tão complicado.
Que tipos de arquivos compartilhar?
Não há restrições a quais tipos de arquivos personalizados podem ser compartilhados com outros; Qualquer arquivo que pode ser personalizado ou carregado no ambiente AutoCAD pode ser compartilhado, isso é muito legal porque permite uma flexibilidade de conseguir praticamente reproduzir uma configuração de Desktop entre praticamente qualquer computador além de ser possível restaurar tudo só com os arquivos copiados.
Aqui uma lista do que é mais interessante de se compartilhar:
- Arquivos de parâmetros de programa (PGP) - Contém alias de comando padrão e definidos pelo usuário
- Arquivos de personalização (CUIx) - Contém elementos padrão e definidos pelo usuário que compõem muitas das interfaces de usuário comuns na janela do aplicativo AutoCAD (se você quiser compartilhar a customização de interface, eu utilizo entre versões do AutoCAD quando quero realizar testes automatizados entre versões)
- Linetype (LIN) e Hatch Pattern (PAT) - Contém padrões padrão de usuário e padrões de hachura definidos pelo usuário que são usados para controlar a exibição de linha e escotilhas, muito bom quando você faz detalhes tipicos porque não fica com as hachuras diferentes entre computadores e minimiza aquelas mensagens quando você abre um desenho em um PC que não tem o pacote de hachura que você utilizou;
- Arquivos de Modelos de Desenho (DWT) - Usados como base para novos desenhos; Contém os estilos e a geometria que você deseja usar em novos arquivos de desenho
- Arquivos de desenho (DWG) - Contém estilos reutilizáveis e blocos que podem ser importados ou inseridos em um design ou modelo de trabalho, muito importante! Se você usa blocos padronizados você parametricamente por compartilhar sua pasta de blocos.
- Arquivos de estilo de trama (CTB / STB) - Contém as configurações usadas para desenhar o trabalho de linha em um desenho para saída, dispensa comentários.
- Arquivos de Configuração do Plotter (PC3) - Contém as configurações usadas para produzir um layout para uma cópia impressa ou arquivo eletrônico. Utilizo muito configurações personalizadas para impressão em PDF isso me ajuda a manter o padrão de impressão entre os Cadistas.
- Arquivos AutoLISP Source (LSP) - Usados para armazenar e carregar programas personalizados desenvolvidos com a linguagem de programação AutoLISP
Particularmente, para quem não está acostumado com isso o melhor é começar compartilhando os arquivos CTB/STB e o PC3 que são as configurações de impressão, isso já reduz em 30% a eficiência total e melhora a padronização da equipe de CAD.
Comentários
Postar um comentário