Pular para o conteúdo principal

Aplicações embarcadas em AutoCAD - Calculo de Impedância de Sistema de Aterramento

Uma das principais possibilidades relacionadas a programação é integrar sistemas de calculo matemático atrelado a geometrias.


Aqui vamos a um caso prático que implementamos a alguns anos utilizando AutoCAD .NET.

Nós tínhamos um software de calculo matemático da impedância do sistema de aterramento. Como isso funciona: são feitas medições de resistividade do solo e através de um modelo matemático se estabelece uma característica do solo. Não vou me alongar muito nisso, se quiserem tem um vídeo no YouTube explicando detalhadamente esse processo.


Com essas informações desenha-se a geometria a ser utilizada no sistema de aterramento e se calcula a resistência esperada do sistema de aterramento.

Para realizar a simulação é necessário desenhar toda a malha de aterramento, estabelecer um sistema de coordenadas e informar para o programa através de uma entrada de dados as informações ponto a ponto das partes integrantes do sistema. Tradicionalmente uma malha regular.

Resultado de imagem para malha de aterramento
A entrada do programa original é um arquivo de texto tabulado.


Após a execução o programa também gera uma saída de texto


O problema que além de ter que fazer um croqui da geometria todas as coordenadas dos cabos têm que ser obtidas manualmente, redigidas no programa. Depois o programa precisa ser executado e daí os dados podem ser interpretados.

Se a primeira alternativa não conduzir a uma solução novamente precisaremos executar o programa e redefinir a malha.

Além de todo o processo ser trabalhoso e induzir ao erro ainda temos ainda teremos que fazer um desenho descritivo da geometria com medidas e pontos de referência para execução.

A questão é Porque não fazer isso no AutoCAD?

Assim resolvi fazer um programa em AutoCAD .NET para executar através de uma interface visual a execução do programa e apresentação gráfica dos resultados.

Além do valor de resistência o programa calcula também o potencial de toque e passo que pode ser visto através de uma curva o que antes era apresentado como valores num arquivo de texto.

A minha ideia era não perder a independência do programa então mantive como um programa executável separado. A ideia principal é partindo de um desenho no AutoCAD o aplicativo em .NET monta a entrada de dados executa o programa e lê a saída de valores.


Então através do comando personalizado ele abre uma janela de controle independente do AutoCAD que pode ficar permanentemente aberta. Toda vez que se quiser gerar uma nova simulação basta dar o comando novamente.


Para fixar as informações no AutoCAD criei pequenos textos com tamanho zero que possuem a igualdade propriedade=valor. Esses textos não podem ser diretamente excluídos e todas as vezes que executa o comando MALHA ou que a simulação é executada as propriedades são reverificadas e atualizado seus valores.


Esse é um bom exemplo de como podemos utilizar os recursos de programação do AutoCAD para criar um aplicativo e realizar a integração entre dois softwares.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Numeração Automática no AutoCAD

Sem dúvida esse é uma ferramenta única que fazia falta a tempos e foi introduzida recentemente no AutoCAD, na última década… Em 2013 tinha feito um programa para criar uma bolinhas de numeração automática usando o conceito de Leader eu fazia um controle dos números dos itens na mão mesmo, depois de um tempo resolvi fazer um menuzinho para controlar o conteúdo do número dos bullets, hoje isso não é mais necessário, existe um comando no próprio AutoCAD para isso e faz parte das Ferramentas Expressas do AutoCAD. Gosto de compartilhar ferramentas e dicas que tendem a ser menos conhecidas ou subutilizadas, mas ainda podem fornecer um impulso para sua produtividade e fluxo de trabalho e que eu mesmo me surpreendi quando as encontrei Hoje, quero apresentar outra ferramenta, a numeração automática. Como o nome indica, o comando Numeração automática permite que você adicione automaticamente um número às etiquetas ou texto em um desenho. Vou mostrar como a numeração automática pode ser usada par...

Alterar a cor de fundo do AutoCAD

Eu sou um adepto do fundo preto, tudo que eu posso mudo a cor do fundo para preto. Nas ultimas versões do AutoCAD tenho notado que não é mais o padrão o fundo preto absoluto, é um cinza escuro. As vezes gosto também de mudar a cor do Layout de branco para preto afinal de contas quando trabalhamos com penas e contraste no model space preto, ver um desenho no layout é impossível.  Você pode mudar sua cor de fundo do AutoCAD para a cor que quiser. Definindo cores personalizadas Primeiro, vá para o menu Opções (botão Aplicativo> Opções), selecione a guia Exibição e clique no botão Cores. Agora você deve ver a caixa de diálogo Cores da janela de desenho: Agora você pode atualizar as cores de qualquer elemento da interface. Isso incluí o plano de fundo em qualquer contexto (selecione Model e Layout). Você pode escolher qualquer uma das predefinições, ou você pode escolher a partir de todo o espectro (basta escolher a opção Selecionar Cor ...). Se você não gost...

Unindo blocos em AutoCAD utilizando .NET

Hoje me deparai com uma necessidade de unir blocos com propriedades então resolvi fazer um comando para realizar esses procedimento. A principio esse procedimento não é tão complexo de ser executado individualmente mas por outro lado gostaria também de analisar um pouco melhor as possibilidades de se manipular blocos utilizando o AutoCAD. Abaixo o código que utilizei: using Autodesk.AutoCAD.ApplicationServices ; using Autodesk.AutoCAD.DatabaseServices ; using Autodesk.AutoCAD.EditorInput ; using Autodesk.AutoCAD.Runtime ; using System.Linq ; // This line is not mandatory, but improves loading performances [assembly: CommandClass(typeof(Merging_AutoCAD_blocks.Comandos))] namespace Merging_AutoCAD_blocks { public class Comandos { /// <summary> /// Uni dois ou mais blocos em um unico bloco. /// </summary> [CommandMethod("MERGBLKS")] public static void UnindoBlocos () {...