Hoje estive em uma discussão com o pessoal de TI sobre e excesso de espaço consumido na rede por arquivos do tipo *.bak pela rede.
Para quem não sabe ou nunca percebeu sempre que você abre e edita um arquivo DWG automaticamente o AutoCAD gera na pasta onde está trabalhando com o documento uma cópia do desenho original que você está trabalhando.
A principio isso é ótimo, uma dica legal é que você pode simplesmente trocar a extensão de *.bak para *.dwg e voltar com o documento na versão antiga. Como o *.bak só é criado quando você abre e faz a primeira edição no arquivo principal se o AutoCAD travar, corromper o arquivo principal o arquivo de backup permanece inalterado.
Por outro lado uma cópia direta to *.deg implica em um arquivo do mesmo tamanho se você trabalha com milhares de documentos em um servidor de arquivos isso se torna um problema.
Fiz uma busca no servidor da empresa e só de arquivos de backup do AutoCAD são mais de 200 Gb. Ou seja, só em cópias de arquivos temos um consumo de espaço enorme. Outro ponto é que ao abrir um arquivo na rede e o AutoCAD criar uma cópia dele na rede provoca uma latência grande e uso adicional do servidor, naturalmente a estação de trabalho (vulgo PC) faz o "download" momentâneo do arquivo da rede depois faz o upload para rede de uma cópia na pasta.
Outro ponto contra é que geralmente outros programas também usam a extensão *.bak para criação de arquivos de backup o que pode levar um desavisado a fazer uma busca total e deletar permanentemente todos os arquivos *.bak do AutoCAD e de outros softwares
A solução - MOVEBAK
A solução para isso está no comando MOVEBAK. Este comando muda a pasta de escrita dos backup's para uma pasta fixa ao invés de gravar sempre na pasta do documento aberto.
Melhor ainda se essa pasta for a pasta temporária do Windows. Essa pasta temporária do Windows conhecida como %temp% é limpa sempre pelos dispositivos de limpeza do computador e quando a pouco espaço. Para saber o endereço dessa pasta basta abrir o explorador de arquivos e digitar na linha do caminho %temp% e apertar enter. Será apresentado o caminho absoluto para utilizar no AutoCAD
Veja que qualquer caminho pode ser utilizado para salvar os backup essa pasta temporária do windows é uma sugestão minha
Para atualizar o caminho de salvamento dos backups no AutoCAD com qualquer documento aberto digite o comando MOVEBAK e cole o caminho onde deseja salvar no meu caso "C:\Users\**seu_usuário**\AppData\Local\Temp".
Comentários
Postar um comentário