Pular para o conteúdo principal

Obtendo informações do AutoCAD com DATAEXTRACTION

Essa semana tive que fazer um serviço de reunir informações de progressiva de obstáculos. Trata-se de um documento que contem um desenho em planta com todas as informações de obstáculos que uma dada linha de transmissão. Meu trabalho era classificá-los e definir um trecho em que não se pode construir ou deve ser evitada a construção de uma torre.

Como os objetos estão numa sequência como uma longa estrada organizada em quilômetros resolvi desenhar linhas continuas com o comando XLine no inicio e fim de cada obstáculo.


Como podem ver na foto cada obstaculo tem um XLine antes e depois do obstaculo. isso me dá duas quilometragens no eixo X de inicio e fim do obstaculo. Agora, como extrair essa informação do AutoCAD? Obter todas as coordenadas X das Xline's?

Como tudo no AutoCAD, isso já foi pensado e implementado. Existe um comando chamado DATAEXTRACTIONque permite que você exporte para uma planilha em Excel todas as informações que quiser a respeito dos objetos de um desenho.

Utilizando o DATAEXTRACTION

O DATAEXTRACTION é um comando universal para extrair informações, assim que você executar o comando aparecerá um wizard de 6 passos para você extrair as informações.

1° Passo - Criar ou chamar o arquivo de extração

O primeiro passo é criar um template, eu recomendo você sempre gravar um arquivo de extração customizado assim você poderá nas próximas vezes apenas utilizar a configuração de extração predefinida.

Se você já tiver um template pronto basta apenas chama-lo nessa janela e apertar NEXT.


2° Passo - Selecionar os desenhos e Objetos

Você pode inclusive selecionar mais de um documento DWG para obter informações ou ainda apenas uma região do documento. Por exemplo, se você está querendo contabilizar todos os blocos tomada de uma sala, poderia extrair só da região em questão.

No meu caso será todo o documento mesmo e apenas essa documento.


3° Selecionando os objetos

Nesta etapa você seleciona os objetos que serão necessários para extração, no meu caso será apenas os objetos do tipo XLine.

4° Selecione as propriedades

Neste passo você seleciona as propriedades dos objetos que você selecionou que vão ser listados no documento final. No meu caso selecionarei só o ponto de inserção X,Y,Z. A principio a unica informação que eu preciso mesmo é o X mas colocarei todas as três.

5° Pré-visualização dos dados

Esse quinto passo é apenas uma pré visualização dos dados que foram extraídos.


6° Exportar para aquivo

Você pode exportar para um arquivo de texto, xls, csv ou até mesmo um arquivo de dados do Microsoft Access. Ainda sim é possível montar uma tabela no próprio arquivo DWG.

No meu caso vou gerar um arquivo do Excel.


Pronto agora é só gerar a planilha de saída


Aqui está o resultado final:


Espero ter ajudado.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Numeração Automática no AutoCAD

Sem dúvida esse é uma ferramenta única que fazia falta a tempos e foi introduzida recentemente no AutoCAD, na última década… Em 2013 tinha feito um programa para criar uma bolinhas de numeração automática usando o conceito de Leader eu fazia um controle dos números dos itens na mão mesmo, depois de um tempo resolvi fazer um menuzinho para controlar o conteúdo do número dos bullets, hoje isso não é mais necessário, existe um comando no próprio AutoCAD para isso e faz parte das Ferramentas Expressas do AutoCAD. Gosto de compartilhar ferramentas e dicas que tendem a ser menos conhecidas ou subutilizadas, mas ainda podem fornecer um impulso para sua produtividade e fluxo de trabalho e que eu mesmo me surpreendi quando as encontrei Hoje, quero apresentar outra ferramenta, a numeração automática. Como o nome indica, o comando Numeração automática permite que você adicione automaticamente um número às etiquetas ou texto em um desenho. Vou mostrar como a numeração automática pode ser usada par

Alterar a cor de fundo do AutoCAD

Eu sou um adepto do fundo preto, tudo que eu posso mudo a cor do fundo para preto. Nas ultimas versões do AutoCAD tenho notado que não é mais o padrão o fundo preto absoluto, é um cinza escuro. As vezes gosto também de mudar a cor do Layout de branco para preto afinal de contas quando trabalhamos com penas e contraste no model space preto, ver um desenho no layout é impossível.  Você pode mudar sua cor de fundo do AutoCAD para a cor que quiser. Definindo cores personalizadas Primeiro, vá para o menu Opções (botão Aplicativo> Opções), selecione a guia Exibição e clique no botão Cores. Agora você deve ver a caixa de diálogo Cores da janela de desenho: Agora você pode atualizar as cores de qualquer elemento da interface. Isso incluí o plano de fundo em qualquer contexto (selecione Model e Layout). Você pode escolher qualquer uma das predefinições, ou você pode escolher a partir de todo o espectro (basta escolher a opção Selecionar Cor ...). Se você não gosta ai

Trabalhando mais rápido utilizando Express Tools

Se você não está usando o AutoCAD Express Tools, está perdendo tempo. O Express Tools é uma coleção de pequenas ferramentas de aprimoramento de produtividade que são instaladas com o AutoCAD. Eles são criadas usando as APIs do AutoCAD, como o AutoLISP, e, portanto, não estão disponíveis no AutoCAD LT também (aquela versão baratinha do AutoCAD). Aqui algumas possibilidades do Express Tools Nossa jornada começa com a barra de menus do estilo antigo. Ative-o com o comando MENUBAR e no estado 1. Clique em Express no lado direito e ele será expandido para mostrar mais de 10 categorias de ferramentas. Ainda fui mais longe e nos submenus consegui contar mais de 60 outros comandos. Ferramentas para blocos Existe dentro do Express Tools ferramentas específicas para blocos. vamos a algumas: Copy Nernest Objects - com essa ferramente você pode copiar objetos de dentro de um bloco para fora sem precisar explodir o bloco. Export Atribute Information - Você pode ain