Eu queria criar um palette para colocar uma família de funções para alguns amigos meus que não usam .NET. Na verdade eu sempre faço alguns pequenos comandos e funções no trabalho para auxiliar as pessoas a realizarem o trabalho mais rapidamente. Todos esses comandos eu somei em uma única DLL.
O fato é que depois que eu o faço simplesmente esqueço que já fiz então tenho que buscar o comando no programa ou como, já aconteceu, fazer novamente a mesma coisa...
Resolvi então fazer um palette onde coloco dinamicamente os comandos como botões.
O fato é que depois que eu o faço simplesmente esqueço que já fiz então tenho que buscar o comando no programa ou como, já aconteceu, fazer novamente a mesma coisa...
Resolvi então fazer um palette onde coloco dinamicamente os comandos como botões.
O palette em si é um objeto do Windows.Forms então
basicamente o que queremos é fazer um código para criar dinamicamente um formulário
do Windows.
O primeiro passo foi descobrir como chamar os comandos de maneira sistemática a partir dos botões. Para isso existe os tipos personalizados de do atributo CommandMethod (). Criei um comando - denominado MeusComandos, para MyCmdListPalette - que usa expressão do módulo principal do assembly em execução para extrair os vários comandos e métodos de interesse, isso é interessante.
Os comandos são chamados usando DocumentCollection.ExecuteInCommandContextAsync() que se trata de uma maneira de chamar um comando do contexto da sessão. Listado os botões com os nomes das funções pode se utilizar método MethodInfo.Invoke () para chamar a execução dos comandos.
Código em C#:
using Autodesk.AutoCAD.ApplicationServices; using Autodesk.AutoCAD.Runtime; using Autodesk.AutoCAD.Windows; using System; using System.Collections.Generic; using System.Drawing; using System.Reflection; using System.Windows; using WinForms = System.Windows.Forms; namespace MeusComandos { // The basic attribute we'll use to tag the methods/commands to place // on the palette [AttributeUsage(AttributeTargets.Method)] public class PaletteMethod : Attribute { } public class Commandos { private static PaletteSet _ps = null; // Comando principal para incluri a palette na tela [PaletteMethod] [CommandMethod("MeusComandos")] public void MyCmdListPalette() { if (_ps == null) { var doc = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument; if (doc == null) return; var ed = doc.Editor; // Invocação da classe para saber todas as suas entidades. var asm = Assembly.GetExecutingAssembly(); var type = asm.GetType("MeusComandos.Commandos"); if (type == null) { ed.WriteMessage("\nClasse não encontrada."); return; } //Criando um botão para cada chamada dessa classe.. var bs = new List<WinForms.Button>(); var i = 1; //loop de criação dos botões foreach (var m in type.GetMethods()) { var cmdName = ""; var palette = false; //Verifica poelos atributos se deve ser uma função que vai ter //botão ou não pelo metodo "PaletteMethod". foreach (var a in m.CustomAttributes) { if (a.AttributeType.Name == "CommandMethodAttribute") { cmdName = (string)a.ConstructorArguments[0].Value; } else if (a.AttributeType.Name == "PaletteMethod") { palette = true; } } // Criação do bão propriamente dita if (palette) { //Cria o objeto botão Windows.Forms e depois // lhe dá uma posição. var b = new WinForms.Button(); b.SetBounds(50, 40 * i, 100, 30); // trata o nome do botão. if (String.IsNullOrEmpty(cmdName)) { b.Text = m.Name; b.Click += (s, e) => { var b2 = (WinForms.Button)s; var mi = type.GetMethod(b2.Text); if (mi != null) { //usara o Invoke para chamar os comandos com os argumentos //Cria um "trigger" de ativação do comando com o botão mi.Invoke(this, null); } }; } else { // OU executando o comando de maneira assrincona, //bom para comandos que chamam outros desenhos ou ainda //que demoram para ser executados. b.Text = cmdName; b.Click += async (s, e) => { var dm = Application.DocumentManager; var doc2 = dm.MdiActiveDocument; if (doc2 == null) return; var ed2 = doc2.Editor; await dm.ExecuteInCommandContextAsync( async (obj) => { await ed2.CommandAsync("_." + cmdName); }, null ); }; } bs.Add(b); i++; } } //Cria o palette, ou o UserControl como é chamando no Windows.Forms var uc = new WinForms.UserControl(); uc.Controls.AddRange(bs.ToArray()); //cria o palette _ps = new PaletteSet("PC", new Guid("00112233-4455-6677-8899-aabbccddeeff")); _ps.Add("AUTOCADNETBLOGCMDPALETTE", uc); _ps.DockEnabled = (DockSides)(DockSides.Left | DockSides.Right); } _ps.Visible = true; } // AS FUNÇÕES QUE SERÃO MOSYTRADAS NO POALLET // Uma função qualquer que não serã mostrada incluicad como botão private static void funcaoqq(string str, bool postPrompt = true) { var doc = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument; doc.Editor.WriteMessage("\n {0}\n", str); } [PaletteMethod] public void MeuNome() { var doc = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument; doc.Editor.WriteMessage("\n Seu nome é {0}\n", doc.Name ); } [PaletteMethod] public void OlaMundo() { var doc = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument; string str1 = "Olá Mundo"; doc.Editor.WriteMessage("\n {0}\n", str1); } [PaletteMethod] public void Method3() { var doc = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument; doc.Editor.WriteMessage("\n Método do Palet 3 \n"); } [PaletteMethod] [CommandMethod("CMD_TESTE")] public static void CommandTest() { var doc = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument; doc.Editor.WriteMessage("Este é um comando TESTE e também é um botão!", false); } } }
Realmente esse é um recurso bem útil para qualquer pessoa
que esteja interessada em ter um guia com seus comandos.
Vídeo Exemplo de Utilização:
Vídeo Exemplo de Utilização:
Código em Visual Studio 2019: Download.
Comentários
Postar um comentário