Quem nunca pensou em materializar o mundo real para um desenho de CAD. Lembro que uma vez queria desenhar exatamente o que estava construído e demorei longos dias para fazer isso com todos os recursos de desenho imaginados, especificativa isométrica, projeções etc... Ainda era o R14 então não tinha ainda um recurso 3D, se tinha eu desconhecia competentemente.
Nesse mesmo dia veio uma ideia, seria possível materializar um objeto para dentro de um desenho de CAD? Hoje a resposta é sim, e uma ferramenta ao alcance de todos nós, o Autodesk 123D Catch, uma ferramenta poderosa que pode ser utilizada para levar quase qualquer coisa para o computador, ainda mais, com um app para Android!
O 123D Catch é um aplicativo multi plataforma (PC, Android, Web, Iphone) que permite que você faça o escaneamento em 3D de vários objetos
Neste guia ilustrado, passo-a-passo mostra-se como fazer para importar um objeto em 3D com o seu celular ou com uma câmera. Resumidamente você contorna o objeto dando uma vlota de 360° tirando fotos na mesma altura e com o mesmo foco no objeto que se desenha importar.
Se você quiser pode usar o aplicativo no computador também, não precisa de um computador sinistro, todo o processamento e a lógica fica por conta dos servidores da Autodesk na nuvem, todas as fotos que você tirou são enviadas e processadas na nuvem.
Basicamente o video ensina o que você deve e não deve fazer para obter uma melhor qualidade no objeto, então vamos lá:
Nesse mesmo dia veio uma ideia, seria possível materializar um objeto para dentro de um desenho de CAD? Hoje a resposta é sim, e uma ferramenta ao alcance de todos nós, o Autodesk 123D Catch, uma ferramenta poderosa que pode ser utilizada para levar quase qualquer coisa para o computador, ainda mais, com um app para Android!
O 123D Catch é um aplicativo multi plataforma (PC, Android, Web, Iphone) que permite que você faça o escaneamento em 3D de vários objetos
Neste guia ilustrado, passo-a-passo mostra-se como fazer para importar um objeto em 3D com o seu celular ou com uma câmera. Resumidamente você contorna o objeto dando uma vlota de 360° tirando fotos na mesma altura e com o mesmo foco no objeto que se desenha importar.
Se você quiser pode usar o aplicativo no computador também, não precisa de um computador sinistro, todo o processamento e a lógica fica por conta dos servidores da Autodesk na nuvem, todas as fotos que você tirou são enviadas e processadas na nuvem.
Primeiro Teste
Bom, naturalmente sem maiores delongas podemos já ir aos testes, qualquer link's destes você vai ver uma série de exemplos magníficos de como a coisa funciona mas não a nada como ver você mesmo. Assim iniciei minha aventura pelo mundo da aquisição 3D. Elegi dois objetos que estavam na minha mesa, um deles é uma pinha que trouxe do Jardim Botânico e uma pedra que trouxe de Recife com várias rugosidades para ver se é possível pegar com muita clareza os objetos.
O primeiro vídeo ensina bem como fazer um bom trabalho com isso. Para pinha usei o celular Moto G para tirar as fotos e no caso da pedra do mar o Aplicativo no Galaxy Tab 2.
Basicamente o video ensina o que você deve e não deve fazer para obter uma melhor qualidade no objeto, então vamos lá:
- Não use o flash, isso deixa com que cada foto tenha uma luz diferente e confunde o código de processamento;
- Procure sempre materiais que absorvem bem a luz, especialmente no chão, o c´doigo de processamento tem dificuldade com luz transversal vinda do sol que ilumina indiretamente o aplicativo.
- Tire fotos em diferentes orientações tentando sempre fazer um circulo tentando sempre deixar 50% da fotos na foto anterior ou mais, quanto mais sobreposição melhor fica o resultado.
- As fotos tem que cobrir todo o objeto.
- Cerca de 10° entre as fotos é bom para um objeto "normal", o máximo são 70 fotos.
- Não use objetos com texturas e coisas repetitivas como janelas iguais etc... o código de processamento identifica os objetos como o mesmo isso causa um erro no objeto.
Resultados
Pedra
Foto do Objeto
Foto da Pinha
Note que existe muita coisa ainda para melhorar, não segui rigorosamente todas as regras que eles pediram mas mesmo assim consegui fazer um modelo em 3D da pinha e da pedra. A pinha não exatamente simétrica então podemos continuar com ela, já a pedra do mar e bem branca o que reduz um pouco o contraste entre as partes e cai na mesma coisa do virdo, ser muito reflexivo e transparente. Então eu fiz um segundo teste com a pinha, coloquei um pano preto e tirei boa parte da luz artificial e fiz a aquisição novamente. Desta vez fiz também mais fotos, foram 37 fotos em ângulos mais variados e com mais resolução utilizei a câmera fotográfica de 14MPixels.
Aguardando, demora um pouco tanto pela quantidade de fotos pelo processamento, cada foto estava com 4Mb, aproximadamente 120Mb de dados.
O Resultado não poderia ser outro, muito melhor que o primeiro, a pinha ganhou as reentrâncias esperadas que não apareciam no modelo anterior. Veja aqui na galeria.
Agora o que todos queremos ver mesmo é como fica isso no AutoCAD, ver em 3D orbitar a peça é ótimo mas para podermos medir e manipular nada como colocar no AutoCAD. Tem uma opção "Export Capure As" que salva em dwg mas não sei porque não funciona bem ainda não sei porque ainda vou seguir tentando...
Conclusão, a ferramenta 123D Cacth é fantástica, a Autodesk tem feito tantas coisas que não está mais sendo possível para uma pessoa só acompanhar todas as inovações que eles estão apresentando em todas essas frentes de trabalho, agradeço ao meu amigo Vitor Fonseca por ter me mostrado essa excelente plataforma.
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