Pular para o conteúdo principal

Introdução ao ObjectARX - Mais Poder

A Autodesk desde que lançou as ferramentas de .NET lançou também uma outra ferramenta muito mais potente que por mais que não tivesse domínio saberia que um dia ainda iria utiliza-la, trata-se do ObjectARX.



O ambiente de programação ObjectARX® é uma interface de programação C ++  orientado a objetos para os desenvolvedores  para extensão e personalização do AutoCAD®. Uma aplicação ObjectARX é uma biblioteca  (DLL) que compartilha o espaço de endereçamento de AutoCAD e faz função chamadas diretas para o AutoCAD.

As bibliotecas ObjectARX compreendem um conjunto versátil de ferramentas para desenvolvedores de aplicativos para tirar proveito da arquitetura aberta do AutoCAD, oferecendo acesso direto às estruturas de banco de dados do AutoCAD, a interface gráfica, e definições nativas de comandos. Além disso, essas bibliotecas são projetados para trabalhar em conjunto com a NET, ActiveX Automation, COM, e Visual LISP para que os desenvolvedores podem escolher as ferramentas de programação que melhor se adaptem às suas necessidades e a própria experiência. É o que tenho feito em .NET com a experiência já tinha nisso só somei ao AutoCAD, não que tenha sido o caminho melhor.

O que pode ser feito ObjectARX:

ObjectDBX ™ 

O subconjunto ligado banco de dados do ObjectARX, que inclui suporte para objetos e entidades personalizadas. Essas APIs não incluem classes que interagem com o editor do AutoCAD e fornecem funcionalidade de UI.

RealDWG® 

A SDK licenciado separadamente para o desenvolvimento de aplicativos de host que usam ObjectDBX a ler e escrever arquivos DWG e DXF sem AutoCAD. Quer dizer, supostamente, podemos fazer um manipulador externo de desenhos nativos em DWG.

Object Enabler 

Um módulo com a extensão .dbx que define os objetos de banco de dados personalizados DWG e DXF usando apenas a parte ObjectDBX do ObjectARX SDK. Um Object Enabler não é dependente do AutoCAD e pode carregar em qualquer aplicativo RealDWG.

Podemos usar ObjectARX para realizar tarefas como:

  • Acesse o banco de dados do AutoCAD 
  • Interagir com o editor do AutoCAD 
  • Criar interfaces de usuário usando as classes Microsoft®Foundation (MFC) 
  • Apoiar a interface de documentos múltiplos (MDI) 
  • Criar classes personalizadas 
  • Construir aplicações complexas 
  • Interagir com outros ambientes de programação
Ou seja, resumindo tudo é um canhão para matar mosquito e de fato podemos fazer realmente coisas muito velozes e funcionais utilizando diretamente o ObjectARX sem passar pelo .NET. 

A Minha idéia e trazer os desenvolvimentos para esse tipo mais baixo de linguagem e com isso interagir melhor com o AutoCAD e poder desenvolver melhor as ferramentas, especialmente aquelas de demoram muito tempo. Ainda não sei bem como isso funciona mas as promessas sempre foram enormes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Numeração Automática no AutoCAD

Sem dúvida esse é uma ferramenta única que fazia falta a tempos e foi introduzida recentemente no AutoCAD, na última década… Em 2013 tinha feito um programa para criar uma bolinhas de numeração automática usando o conceito de Leader eu fazia um controle dos números dos itens na mão mesmo, depois de um tempo resolvi fazer um menuzinho para controlar o conteúdo do número dos bullets, hoje isso não é mais necessário, existe um comando no próprio AutoCAD para isso e faz parte das Ferramentas Expressas do AutoCAD. Gosto de compartilhar ferramentas e dicas que tendem a ser menos conhecidas ou subutilizadas, mas ainda podem fornecer um impulso para sua produtividade e fluxo de trabalho e que eu mesmo me surpreendi quando as encontrei Hoje, quero apresentar outra ferramenta, a numeração automática. Como o nome indica, o comando Numeração automática permite que você adicione automaticamente um número às etiquetas ou texto em um desenho. Vou mostrar como a numeração automática pode ser usada par

Alterar a cor de fundo do AutoCAD

Eu sou um adepto do fundo preto, tudo que eu posso mudo a cor do fundo para preto. Nas ultimas versões do AutoCAD tenho notado que não é mais o padrão o fundo preto absoluto, é um cinza escuro. As vezes gosto também de mudar a cor do Layout de branco para preto afinal de contas quando trabalhamos com penas e contraste no model space preto, ver um desenho no layout é impossível.  Você pode mudar sua cor de fundo do AutoCAD para a cor que quiser. Definindo cores personalizadas Primeiro, vá para o menu Opções (botão Aplicativo> Opções), selecione a guia Exibição e clique no botão Cores. Agora você deve ver a caixa de diálogo Cores da janela de desenho: Agora você pode atualizar as cores de qualquer elemento da interface. Isso incluí o plano de fundo em qualquer contexto (selecione Model e Layout). Você pode escolher qualquer uma das predefinições, ou você pode escolher a partir de todo o espectro (basta escolher a opção Selecionar Cor ...). Se você não gosta ai

Trabalhando mais rápido utilizando Express Tools

Se você não está usando o AutoCAD Express Tools, está perdendo tempo. O Express Tools é uma coleção de pequenas ferramentas de aprimoramento de produtividade que são instaladas com o AutoCAD. Eles são criadas usando as APIs do AutoCAD, como o AutoLISP, e, portanto, não estão disponíveis no AutoCAD LT também (aquela versão baratinha do AutoCAD). Aqui algumas possibilidades do Express Tools Nossa jornada começa com a barra de menus do estilo antigo. Ative-o com o comando MENUBAR e no estado 1. Clique em Express no lado direito e ele será expandido para mostrar mais de 10 categorias de ferramentas. Ainda fui mais longe e nos submenus consegui contar mais de 60 outros comandos. Ferramentas para blocos Existe dentro do Express Tools ferramentas específicas para blocos. vamos a algumas: Copy Nernest Objects - com essa ferramente você pode copiar objetos de dentro de um bloco para fora sem precisar explodir o bloco. Export Atribute Information - Você pode ain