Pular para o conteúdo principal

AutoCAD 2015 - O que há de novo?

A Autodesk todos os anos lança uma versão nova do AutoCAD, quem conhece a trajetória do AutoCAD sabe os avanços que foram feitos no programa nas suas versões.



Particularmente considero três grande mudanças no AutoCAD:

1ª - Evolução do Mouse - AutoCAD R14

No AutoCAD R13 para o R14 teve a entrada do fator maouse, agora era possível clicar arrastar e selecionar os objetos o que deixou o pessoal que era bom de digitação no chinelo e, claro, permitiu que a interface ficasse muito mais amigável a usuários de Windows que já usam o mouse a séculos.

2ª - Robustez para o Mercado - AutoCAD 2007

No AutoCAD 2007 veio o conceito de bloco dinâmico e uma melhor manipulação de objetos 3D isso foi vital para estabilizar o programa como referência e esmagar a concorrência os recursos já estavam adaptados para todo o mercado. Esse deu origem a considerada por mim melhor versão do AutoCAD, o 2008 com toda a sua interface robusta poucos bugs e muito veloz mesmo para o hardware que existia na época que nem DualCore existia.

Era possível trabalhar com documentos pesados com rapidez e velocidade mesmo com os computadores da época. A própria versão de dwg tinha uma compactação excelente, mesmo que ainda hoje muitas empresas considerem versão de compatibilidade como a 2004 a 2008 traz uma compactação maior e robustez de cópia e transferência de dados.

3ª - AutoCAD 2009

o  AutoCAD 2009, o "patinho feio", como ele foi o primeiro a entrar nessa revolução da interface visual que trouxe os botões estilo de toque e a interface super nova e com isso muito problemas também foram encontrados por conta dessa modificação, não lembro de grandes novidades em termos de usualidade além da interface, mas assim como no Windows 8, a rejeição foi enorme a nova interface. Em 1 década o AutoCAD nasceu, cresceu e ficou cagado.
Por trás dessa modificação veio a compatibilização com MAC para o público mais cool como arquitetos, desenhistas e designers e a introdução de novas ferramentas na nuvem utilizando os recursos de cloud que a Autodesk veio a introduzir logo depois com o AutoCAD WS e entre outros.

Com isso fechamos essa história do AutoCAD, desde o 2010 o AutoCAD vem ganhando novos recursos de integração com outros aplicativos da Autodesk como o magnífico Inventor Fusion que apesar de nunca ter usado sei que é uma poderosa ferramenta de integração.

Mas o que há de novo no AutoCAD 2015

Bom, o artigo do blog foi exatamente para isso, o que há de novo. Tiveram alguns avanços muito legais, eu gostei bastante da interface nova com a barra de menus mais escura que reduz o brilho no rosto do operador, os botões também ficaram bem menores.

Assim como no AutoCAD 2014 a commad window vem expansível e mais dinâmica parta colar em qualquer parte ou simplesmente sumir com ela. 

Outra coisa bem legal que já vem desde o AutoCAD 2014 são os desenhos como abas isso ajuda a ver quais os documentos estão ativos e facilita o copiar e colar de um para o outro.

Nomo Mtext melhoramentos muitos significativos no Mtext com relaçãoa numeração espaços distâncias isso ajuda muito na criação de notas com títulos com fonte diferente do conteúdo da nota, nas versões anteriores isso já era aceito agora muito intuitivamente você pode editar e fazer essas notas em tamanhos dinâmicos.

Tiverem alguns melhoramentos na performance do command preview, antigamente isso demorava muito especialmente quando em ações de trim, copiar e mover que não permitiam que você visualizasse o resultado ai você co.lava e não era aquilo que você realmente queria agora isso ficou melhor não sei bem como tenho que fazer uns testes mas ainda não vi particularmente nenhuma diferença significativa.

Comentários

  1. Ola, gostaria de saber o q devo fazer quando abro um arquivo de versões antigas, ele sai cheio de linhas no meio do desenho, grata

    ResponderExcluir
  2. Olá Mônica, isso já aconteceu comigo, se for a mesma coisa, se trata de linhas de cota. algumas vezes especialmente quando o desenho vem contado de outras plataformas como o ZWCad, LibreCAD, etc... o ajuste de tamanho das cotas muda, se você for dando zoom vai notar a ponta da seta cotando alguma coisa. Para solucionar é só ajudar o tamanho da cota nas configurações de cota.
    Se não for isso, me mande o desenho por email que dou uma olhada e vejo o que está havendo. Meu e-mail é victor.mobatista@gmail.com.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Numeração Automática no AutoCAD

Sem dúvida esse é uma ferramenta única que fazia falta a tempos e foi introduzida recentemente no AutoCAD, na última década… Em 2013 tinha feito um programa para criar uma bolinhas de numeração automática usando o conceito de Leader eu fazia um controle dos números dos itens na mão mesmo, depois de um tempo resolvi fazer um menuzinho para controlar o conteúdo do número dos bullets, hoje isso não é mais necessário, existe um comando no próprio AutoCAD para isso e faz parte das Ferramentas Expressas do AutoCAD. Gosto de compartilhar ferramentas e dicas que tendem a ser menos conhecidas ou subutilizadas, mas ainda podem fornecer um impulso para sua produtividade e fluxo de trabalho e que eu mesmo me surpreendi quando as encontrei Hoje, quero apresentar outra ferramenta, a numeração automática. Como o nome indica, o comando Numeração automática permite que você adicione automaticamente um número às etiquetas ou texto em um desenho. Vou mostrar como a numeração automática pode ser usada par

Alterar a cor de fundo do AutoCAD

Eu sou um adepto do fundo preto, tudo que eu posso mudo a cor do fundo para preto. Nas ultimas versões do AutoCAD tenho notado que não é mais o padrão o fundo preto absoluto, é um cinza escuro. As vezes gosto também de mudar a cor do Layout de branco para preto afinal de contas quando trabalhamos com penas e contraste no model space preto, ver um desenho no layout é impossível.  Você pode mudar sua cor de fundo do AutoCAD para a cor que quiser. Definindo cores personalizadas Primeiro, vá para o menu Opções (botão Aplicativo> Opções), selecione a guia Exibição e clique no botão Cores. Agora você deve ver a caixa de diálogo Cores da janela de desenho: Agora você pode atualizar as cores de qualquer elemento da interface. Isso incluí o plano de fundo em qualquer contexto (selecione Model e Layout). Você pode escolher qualquer uma das predefinições, ou você pode escolher a partir de todo o espectro (basta escolher a opção Selecionar Cor ...). Se você não gosta ai

Trabalhando mais rápido utilizando Express Tools

Se você não está usando o AutoCAD Express Tools, está perdendo tempo. O Express Tools é uma coleção de pequenas ferramentas de aprimoramento de produtividade que são instaladas com o AutoCAD. Eles são criadas usando as APIs do AutoCAD, como o AutoLISP, e, portanto, não estão disponíveis no AutoCAD LT também (aquela versão baratinha do AutoCAD). Aqui algumas possibilidades do Express Tools Nossa jornada começa com a barra de menus do estilo antigo. Ative-o com o comando MENUBAR e no estado 1. Clique em Express no lado direito e ele será expandido para mostrar mais de 10 categorias de ferramentas. Ainda fui mais longe e nos submenus consegui contar mais de 60 outros comandos. Ferramentas para blocos Existe dentro do Express Tools ferramentas específicas para blocos. vamos a algumas: Copy Nernest Objects - com essa ferramente você pode copiar objetos de dentro de um bloco para fora sem precisar explodir o bloco. Export Atribute Information - Você pode ain