Pular para o conteúdo principal

Autodesk - Migração para plataformas na nuvem

Continuando a utilizar a plataforma do 123D Catch tentei utilizar a plataforma online, bem limitada eu compararia a utilizar o MS Word online, é uma ferramenta para ver mostrar e compartilhar, usar não.. inclusive, eles apresentam a barra de ferramentas e pedem para você fazer o download do aplicativo para desktop.



A plataforma está bem adequada ao novo modelo de plataforma da Autodesk: programas terminais leves e gratuitos, contas online e funcionalidade na nuvem pelos servidores deles.

Essa migração de modelo tem várias facetas, vou tentar explicar alguns pontos relevantes dessa nova estrutura de software e gestão adota pela Autodesk e será modelo para os próximos anos nas demais empresas de software computacional.

A ideia do modelo está na fidelização e experiência do usuário. Exitem vários problemas que estas empresas vem enfrentando especialmente no Brasil e países latino americanos que é a pirataria muito tem se investido nisso e alternativas para estudantes tem sido feitas para resolver o problema como a ver~soa estudante que pode ser baixada gratuitamente no site da Autodesk, por exemplo, no entanto a mensagem "AutoCAD Student" em todos as suas impressões e arquivos originados ali é uma coisa bem chata...

Outro problema que veio com a modernização dos aplicativos da Autodesk é uma maior diversidade da plataforma e mais ferramentas, hoje, o AutoCAD 2015 puro gasta algo em torno de 4,5Gb de espaço e naturalmente isso tudo o deixa muito mais lento que tradicionalíssimo AutoCAD 2008 prova disso são as alternativas desesperadas de reduzir o tempo de abertura e funcionamento do AutoCAD. Cada vez se exige máquinas melhores desde o 2011 a Autodesk exige um processador mínimo Intel Xeon.

Somado a isso o surgimento de um publico mais diversificado pela facilidade de uso das ferramentas que querem usar a ferramenta esporadicamente e não querem pagar 5 mil reais por uma versão para vida toda vem surgindo com profissionais liberais e pequenos empresários.

Pensando nisso tudo foi traçado um novo modelo baseado na nuvem, nesse modelo o usuário utiliza apenas uma interface, que se comunica com a nuvem da Autodesk onde realmente estão as funções mais complexas dos programas, no caso do 123D Catch, todo o processamento é feito por um computador na nuvem deles, você apenas espera o tempo do computador e do Upload-Donwload do resultado isso é bem mais rápido do que um processamento completo de fotos 3D em um computador Intel Core i7 to de linha hoje. No seu computador apenas uma interface que manipula e configura o processador remoto. Isso melhora a experiência do usuário com o programa.

A alguns artigos passados estava tratando do problema de montar a nuvem de pontos no PLS-CADD a partir de uma polyline 3d. Isso custou um processamento muito demorado e tive que me preocupar com o arranjo em paralelismo do programa para tornar a solução mais rápida, para processar um arquivo de 50Mb demorava horas, até mesmo copiar e colar demorava então a experiência do usuário é na verdade usar toda a capacidade agora da sua internet com o processado do servidor do Autodesk o que é muito mais poderoso.

Multiedição e sem duplicatas, como o projeto fica na sua conta na nuvem você pode compartilhar e a edição e acesso pode ser simultânea, inclusive, a exemplo do que foi feito pelo google docs o registro completo das atividades e modificações de cada usuário é feita e pode ser retornada. Quem usa o Inventor sabe o nível de integração que isso já está sendo feito.

Outra coisa importante disso é que pelo fato da ferramenta estar na nuvem você fideliza o cliente e o usuário, assim, ele paga muito menos e mais regularmente e além disso você previne a pirataria, ou a conta e clonada ou a pirataria vai ter que ir no servidor da Autodesk, concluindo, sem chance.

Então, resumindo, a exemplo do 123D Cath, você tem planos de usuário, pode testar todas as funcionalidades gratuitamente e pode contratar mensalmente um plano mais completo com mais recursos e funcionalidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Numeração Automática no AutoCAD

Sem dúvida esse é uma ferramenta única que fazia falta a tempos e foi introduzida recentemente no AutoCAD, na última década… Em 2013 tinha feito um programa para criar uma bolinhas de numeração automática usando o conceito de Leader eu fazia um controle dos números dos itens na mão mesmo, depois de um tempo resolvi fazer um menuzinho para controlar o conteúdo do número dos bullets, hoje isso não é mais necessário, existe um comando no próprio AutoCAD para isso e faz parte das Ferramentas Expressas do AutoCAD. Gosto de compartilhar ferramentas e dicas que tendem a ser menos conhecidas ou subutilizadas, mas ainda podem fornecer um impulso para sua produtividade e fluxo de trabalho e que eu mesmo me surpreendi quando as encontrei Hoje, quero apresentar outra ferramenta, a numeração automática. Como o nome indica, o comando Numeração automática permite que você adicione automaticamente um número às etiquetas ou texto em um desenho. Vou mostrar como a numeração automática pode ser usada par

Alterar a cor de fundo do AutoCAD

Eu sou um adepto do fundo preto, tudo que eu posso mudo a cor do fundo para preto. Nas ultimas versões do AutoCAD tenho notado que não é mais o padrão o fundo preto absoluto, é um cinza escuro. As vezes gosto também de mudar a cor do Layout de branco para preto afinal de contas quando trabalhamos com penas e contraste no model space preto, ver um desenho no layout é impossível.  Você pode mudar sua cor de fundo do AutoCAD para a cor que quiser. Definindo cores personalizadas Primeiro, vá para o menu Opções (botão Aplicativo> Opções), selecione a guia Exibição e clique no botão Cores. Agora você deve ver a caixa de diálogo Cores da janela de desenho: Agora você pode atualizar as cores de qualquer elemento da interface. Isso incluí o plano de fundo em qualquer contexto (selecione Model e Layout). Você pode escolher qualquer uma das predefinições, ou você pode escolher a partir de todo o espectro (basta escolher a opção Selecionar Cor ...). Se você não gosta ai

Trabalhando mais rápido utilizando Express Tools

Se você não está usando o AutoCAD Express Tools, está perdendo tempo. O Express Tools é uma coleção de pequenas ferramentas de aprimoramento de produtividade que são instaladas com o AutoCAD. Eles são criadas usando as APIs do AutoCAD, como o AutoLISP, e, portanto, não estão disponíveis no AutoCAD LT também (aquela versão baratinha do AutoCAD). Aqui algumas possibilidades do Express Tools Nossa jornada começa com a barra de menus do estilo antigo. Ative-o com o comando MENUBAR e no estado 1. Clique em Express no lado direito e ele será expandido para mostrar mais de 10 categorias de ferramentas. Ainda fui mais longe e nos submenus consegui contar mais de 60 outros comandos. Ferramentas para blocos Existe dentro do Express Tools ferramentas específicas para blocos. vamos a algumas: Copy Nernest Objects - com essa ferramente você pode copiar objetos de dentro de um bloco para fora sem precisar explodir o bloco. Export Atribute Information - Você pode ain