Pular para o conteúdo principal

Autodesk - Migração para plataformas na nuvem

Continuando a utilizar a plataforma do 123D Catch tentei utilizar a plataforma online, bem limitada eu compararia a utilizar o MS Word online, é uma ferramenta para ver mostrar e compartilhar, usar não.. inclusive, eles apresentam a barra de ferramentas e pedem para você fazer o download do aplicativo para desktop.



A plataforma está bem adequada ao novo modelo de plataforma da Autodesk: programas terminais leves e gratuitos, contas online e funcionalidade na nuvem pelos servidores deles.

Essa migração de modelo tem várias facetas, vou tentar explicar alguns pontos relevantes dessa nova estrutura de software e gestão adota pela Autodesk e será modelo para os próximos anos nas demais empresas de software computacional.

A ideia do modelo está na fidelização e experiência do usuário. Exitem vários problemas que estas empresas vem enfrentando especialmente no Brasil e países latino americanos que é a pirataria muito tem se investido nisso e alternativas para estudantes tem sido feitas para resolver o problema como a ver~soa estudante que pode ser baixada gratuitamente no site da Autodesk, por exemplo, no entanto a mensagem "AutoCAD Student" em todos as suas impressões e arquivos originados ali é uma coisa bem chata...

Outro problema que veio com a modernização dos aplicativos da Autodesk é uma maior diversidade da plataforma e mais ferramentas, hoje, o AutoCAD 2015 puro gasta algo em torno de 4,5Gb de espaço e naturalmente isso tudo o deixa muito mais lento que tradicionalíssimo AutoCAD 2008 prova disso são as alternativas desesperadas de reduzir o tempo de abertura e funcionamento do AutoCAD. Cada vez se exige máquinas melhores desde o 2011 a Autodesk exige um processador mínimo Intel Xeon.

Somado a isso o surgimento de um publico mais diversificado pela facilidade de uso das ferramentas que querem usar a ferramenta esporadicamente e não querem pagar 5 mil reais por uma versão para vida toda vem surgindo com profissionais liberais e pequenos empresários.

Pensando nisso tudo foi traçado um novo modelo baseado na nuvem, nesse modelo o usuário utiliza apenas uma interface, que se comunica com a nuvem da Autodesk onde realmente estão as funções mais complexas dos programas, no caso do 123D Catch, todo o processamento é feito por um computador na nuvem deles, você apenas espera o tempo do computador e do Upload-Donwload do resultado isso é bem mais rápido do que um processamento completo de fotos 3D em um computador Intel Core i7 to de linha hoje. No seu computador apenas uma interface que manipula e configura o processador remoto. Isso melhora a experiência do usuário com o programa.

A alguns artigos passados estava tratando do problema de montar a nuvem de pontos no PLS-CADD a partir de uma polyline 3d. Isso custou um processamento muito demorado e tive que me preocupar com o arranjo em paralelismo do programa para tornar a solução mais rápida, para processar um arquivo de 50Mb demorava horas, até mesmo copiar e colar demorava então a experiência do usuário é na verdade usar toda a capacidade agora da sua internet com o processado do servidor do Autodesk o que é muito mais poderoso.

Multiedição e sem duplicatas, como o projeto fica na sua conta na nuvem você pode compartilhar e a edição e acesso pode ser simultânea, inclusive, a exemplo do que foi feito pelo google docs o registro completo das atividades e modificações de cada usuário é feita e pode ser retornada. Quem usa o Inventor sabe o nível de integração que isso já está sendo feito.

Outra coisa importante disso é que pelo fato da ferramenta estar na nuvem você fideliza o cliente e o usuário, assim, ele paga muito menos e mais regularmente e além disso você previne a pirataria, ou a conta e clonada ou a pirataria vai ter que ir no servidor da Autodesk, concluindo, sem chance.

Então, resumindo, a exemplo do 123D Cath, você tem planos de usuário, pode testar todas as funcionalidades gratuitamente e pode contratar mensalmente um plano mais completo com mais recursos e funcionalidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Numeração Automática no AutoCAD

Sem dúvida esse é uma ferramenta única que fazia falta a tempos e foi introduzida recentemente no AutoCAD, na última década… Em 2013 tinha feito um programa para criar uma bolinhas de numeração automática usando o conceito de Leader eu fazia um controle dos números dos itens na mão mesmo, depois de um tempo resolvi fazer um menuzinho para controlar o conteúdo do número dos bullets, hoje isso não é mais necessário, existe um comando no próprio AutoCAD para isso e faz parte das Ferramentas Expressas do AutoCAD. Gosto de compartilhar ferramentas e dicas que tendem a ser menos conhecidas ou subutilizadas, mas ainda podem fornecer um impulso para sua produtividade e fluxo de trabalho e que eu mesmo me surpreendi quando as encontrei Hoje, quero apresentar outra ferramenta, a numeração automática. Como o nome indica, o comando Numeração automática permite que você adicione automaticamente um número às etiquetas ou texto em um desenho. Vou mostrar como a numeração automática pode ser usada par...

Unindo blocos em AutoCAD utilizando .NET

Hoje me deparai com uma necessidade de unir blocos com propriedades então resolvi fazer um comando para realizar esses procedimento. A principio esse procedimento não é tão complexo de ser executado individualmente mas por outro lado gostaria também de analisar um pouco melhor as possibilidades de se manipular blocos utilizando o AutoCAD. Abaixo o código que utilizei: using Autodesk.AutoCAD.ApplicationServices ; using Autodesk.AutoCAD.DatabaseServices ; using Autodesk.AutoCAD.EditorInput ; using Autodesk.AutoCAD.Runtime ; using System.Linq ; // This line is not mandatory, but improves loading performances [assembly: CommandClass(typeof(Merging_AutoCAD_blocks.Comandos))] namespace Merging_AutoCAD_blocks { public class Comandos { /// <summary> /// Uni dois ou mais blocos em um unico bloco. /// </summary> [CommandMethod("MERGBLKS")] public static void UnindoBlocos () {...

Operando com Imagens Georreferenciadas no AutoCAD - Ortofotos

A coisa mais desagradável para quem trabalha com documentos em DWG com ortofotos ( fotos aéreas georreferenciadas) é quando se recebe o documento e a ortofoto não é carregada. Uma linha de transmissão onde a plotagem da estruturas é feita em um documento combinado de planta e perfil. Na área da planta é feito pela topografia um serviço de recorte e renderização das imagens em formato de ortofoto na região do desenho. Como a linha de transmissão a projeção é feita sempre linear na planta observando os vértices uma mesma ortofoto pode ser representada várias vezes numa mesma folha em um enjanelamento diferente. Tratamento de Ortofotos no AutoCAD - EXTERNALREFERENCES As ortofotos no AutoCAD são tratadas como referências a objetos externos. Isso é bom porque cada ortofoto pode ter de poucos kb até Gb de tamanho. Se for parte integrante do DWG poderia deixa-lo grande de mais para ser manipulado. Cada projeção no documento funciona como uma imagem projetada em um...